Yoga: O que é, benefícios e como fazer

Uma prática tradicional originada na Índia, Yoga tornou-se mais do que um tipo de exercício, é também um estilo de vida. Há tantos benefícios em torno dessa forma de atividade física que é desnecessário dizer o quanto é importante conhecê-la, especialmente se você é alguém que luta contra a ansiedade, o estresse ou deseja fixar sua postura.

Vemos muitas fotos nas mídias sociais de pessoas em poses que parecem tão difíceis de alcançar. De fato, eles são, mas depois que você conseguir o equilíbrio, descobrirá que Yoga tem tudo a ver com flexibilidade, foco e diversão.

Tipos de Yoga

Existem diferentes tipos de Yoga, como Hatha Yoga e Ashtanga Yoga. O primeiro é ótimo para iniciantes, pois inclui poses básicas, foco nas técnicas de respiração e até meditação. O segundo é mais estruturado e envolve a sincronização de uma série contínua de posturas e o uso de habilidades respiratórias. Alguns estúdios também oferecem um terceiro tipo chamado Vinyasa, que é basicamente a mistura de Hatha e Ashtanga, mas requer um pouco de prática da pessoa, geralmente não indicada para iniciantes.

Você também deve ter ouvido falar do Hot Yoga, uma variação popular que visa imitar o clima quente e úmido da Índia. Ele ajuda a desintoxicar seu corpo, pois faz você suar muito, e isso deve ser feito com precaução. Definitivamente, não é indicado para quem luta contra a pressão arterial baixa e pode causar lesões e desmaios.

Benefícios da prática de Yoga

Estudos recentes publicados na Carta de Saúde Mental da Harvard Medical School mostraram uma lista de benefícios da prática de yoga para pessoas que lutam com problemas psicológicos.

Yoga para ansiedade

Após os resultados, foram demonstradas evidências de que a prática pode reduzir o impacto do estresse e pode ser útil para ansiedade e depressão. O fato de envolver técnicas de respiração, meditação e relaxamento são fatores-chave para garantir uma melhor qualidade de vida para quem luta contra esses sintomas. Yoga também pode reduzir a frequência cardíaca e pressão arterial.

Uma pesquisa de cientistas da Universidade de Utah apontou que pessoas com pouca resposta ao estresse tendem a ser mais sensíveis à dor, o que sugere que os praticantes de Yoga tiveram a “maior tolerância à dor e menor atividade cerebral relacionada à dor durante uma ressonância magnética”.

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Yoga para o seu corpo

Não é realista dizer que o Yoga é o tipo de exercício que fará com que você perca peso após um mês ou fique com os braços musculosos. Por outro lado, o Yoga ajuda (muito) a aumentar sua flexibilidade e seu equilíbrio. Um relatório publicado no Asian Journal of Sports Medicine explicou o resultado de um estudo com 66 idosos participantes para praticar ioga ou calistenia. Depois de um ano praticando 15 a 30 minutos de exercício, a flexibilidade total do grupo de ioga aumentou quase quatro vezes o outro.

Yoga para dores nas costas

Desde 2007, as diretrizes da Sociedade Americana de Dor incentivam os médicos a recomendar Yoga a pacientes que sofrem de dor prolongada na região lombar. É um fato conhecido que as posturas feitas durante as aulas de Yoga podem ajudar com questões relacionadas a problemas nas costas.

Isso ocorre porque ajuda a aumentar a força em músculos e grupos musculares específicos nas costas e também nos músculos abdominais – que são componentes essenciais para alinhar a coluna e ajudar o corpo a manter a postura e o movimento adequados.

Quando você tem um corpo que está em condições de estar no alinhamento correto, diminui as chances de ter problemas nas costas.

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Desvantagens 

Mesmo com todos os benefícios, há também uma consideração cuidadosa a ser feita antes de se inscrever nas aulas de ioga. É um tipo de exercício muito exigente e, para quem procura resultados de fisiculturistas ou uma drástica perda de peso, definitivamente não é a escolha certa.

Não só isso, embora Yoga possa ser ótimo para ajudar na postura, não é aconselhável que as pessoas que estão se recuperando de uma lesão tentem o Yoga. Lembre-se também de que, apesar de parecer uma atividade relaxante, Yoga também pode causar lesões se você não fizer as posições corretamente; portanto, deve-se seguir  instruções adequadas, apesar do número de vídeos caseiros ensinando você a fazê-los.

A melhor maneira de começar

Em muitos lugares, é fácil encontrar aulas gratuitas de ioga. É aconselhável que você vá a uma delas para ver se você se identifica com o estilo, pois pode envolver técnicas de meditação e respiração, e se você é um tipo de pessoa mais ativa, pode achar um pouco …parado.

Procure um estúdio ou um professor particular que possa orientá-lo nos primeiros passos para ver se você gosta deste exercício relaxante e cheio de benefícios.

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