Yoga pode ajudar mulheres com síndrome do ovário policístico

Bem-estar Movimento
23 de Abril, 2020
Yoga pode ajudar mulheres com síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico (SOP) atinge milhares de mulheres pelo mundo. O problema de saúde é causado por um desequilíbrio nos hormônios reprodutivos e, embora atualmente não exista cura, existem diversas opções de tratamento. Yoga por exemplo, segundo estudos, pode ser uma maneira de reduzir os sintomas. A pesquisa foi desenvolvida pela Faculdade de Medicina em Erie, Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Yoga é uma prática que, por meio de posições e respirações profundas, traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além disso, a análise comandada pela instituição americana descobriu yoga pode ajudar a aliviar os sintomas da SOP, reduzir os níveis de andrógeno – grupo de hormônios sexuais masculinos, que inclui testosterona – e melhorar sentimentos de depressão e ansiedade.

Leia mais em: Yoga: O que é, benefícios e como fazer

Os sintomas comuns da síndrome do ovário policístico incluem menstruação irregular, níveis mais altos de hormônios masculinos que podem resultar em excesso de pelos no rosto e corpo, acne, queda de cabelo e múltiplos cistos pequenos nos ovários.

O que os pesquisadores descobriram

Os pesquisadores estudaram 31 mulheres com SOP entre 23 e 42 anos de idade. As participantes foram divididas em dois grupos: um envolvido em yoga ao longo de três meses, enquanto o outro grupo não praticava.

Assim, depois de praticar yoga por pelo menos uma hora, três vezes por semana durante o período de três meses, os hormônios das mulheres mudaram significativamente. Diminuíram os níveis de testosterona livre em 29%, depressão em 55% e a ansiedade em 21%. 

Portanto, com base nesta pesquisa, uma prática regular de yoga pode ser uma opção natural viável e de baixo risco para gerenciar a SOP. Yé acessível a uma grande variedade de idades e níveis de condicionamento físico, podendo ser praticado em qualquer lugar.

Leia também: Malhar em casa: Melhores exercícios e como treinar

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!