Yoga para iniciantes: Dicas para quem quer começar

Quem está em busca de uma melhor qualidade de vida precisa conhecer mais sobre yoga. Trata-se, na verdade, de uma prática milenar indiana, que combina exercícios físicos com técnicas meditativas em prol de oferecer aos seus praticantes equilíbrio físico e mental. E a boa notícia é que realizar suas posturas desafiadoras pode ficar mais fácil como yoga para iniciantes.

Até mesmo porque, para quem não sabe, yoga é um processo e você vai aprimorando com o tempo. O mais importante nesse caso é entender o quanto ele pode mudar a sua rotina. Por isso, neste artigo você vai conhecer algumas dicas para iniciar no yoga e incorporar essa prática milenar ao seu dia a dia! Acompanhe.

7 dicas de yoga para iniciantes

Opte por uma linha de yoga para iniciantes

Você sabia que há vários tipos de yoga? Isso parece confuso quando se é iniciante e ainda não se entende muito sobre a prática, mas escolher um tipo específico pode ser útil.

Alguns exemplos são o Hatha Yoga, Kundalini Yoga, Ashtanga Yoga, entre outros, e cada um possui as suas características específicas. No início, inclusive, as práticas são muito semelhantes, pois se baseiam nos princípios fundamentais do yoga que todos devem saber.

Mesmo que estejamos falando de yoga para iniciantes, é interessante você pesquisar sobre os tipos desde o início e entender o que lhe atende melhor. Alguns focam mais na respiração, enquanto outros são voltados para os mantras, mas há sempre um que pode agradar mais.

Crie um ambiente adequado

Praticar yoga exige uma preparação do espaço em volta. E por que isso importa? Imagine concentrar-se e ouvir a sua própria respiração em um ambiente barulhento? Certamente será mais difícil.

Além disso, yoga tem muito a ver com a concentração, mas também a calma e o estímulo aos sentimentos positivos. Por isso, o ideal é optar por um ambiente calmo e que transmita uma energia boa para você.

O que muitas pessoas fazem é criar um espaço em casa dedicado à prática, o que é ótimo tratando-se de yoga para iniciantes. Compre um tapete específico de yoga e deixe sempre no mesmo lugar, que pode ser um canto do quarto ou da sala, por exemplo.

Algumas pessoas indicam até mesmo deixar um incenso por perto para criar um clima mais acolhedor. Tenha atenção à iluminação também e prefira deixar que a luz natural entre, evitando lâmpadas ligadas.

Tenha uma rotina

A melhor dica de yoga para iniciantes é para vencer o desafio de tornar a prática algo “automático” no seu dia a dia. Para isso, a melhor opção é ter uma rotina bem organizada até se acostumar e transformar isso em algo normal.

Primeiramente, avalie a sua rotina e veja em qual horário é mais fácil praticar yoga. Muitas pessoas gostam de aproveitar a calmaria do início do dia e acordar mais cedo, mas outras optam por fazer isso antes de dormir. A questão é encontrar o ideal para o seu caso.

Organize também quais dias irá praticar yoga e por quanto tempo. É claro que não precisa ser todo dia, mas o ideal é pelo menos 2 vezes na semana. Quanto ao tempo, isso dependerá de você e do seu avanço, mas comece com pelo menos 15 minutos.

Opte por roupas confortáveis

A roupa que você utiliza também faz a diferença na hora de yoga. É claro que não precisa se equipar como um profissional, mas alguns detalhes auxiliam inclusive para executar os movimentos.

Você precisa de uma roupa que seja confortável e favoreça especialmente o alongamento do corpo. De preferência, peças leves e adequadas à temperatura ambiente. Usar calça jeans, por exemplo, não é indicado. Assim como não é recomendado praticar com calçados e meias.

bons hábitos

Fique atento aos movimentos corporais

Uma das dificuldades no yoga para iniciantes é manter a disciplina da postura e execução correta dos movimentos. Crie o hábito de sempre analisar se você está realizando a posição da forma correta e com disciplina, pois é uma questão de tempo até isso se tornar natural.

Algumas posições são mais indicadas para quem está recém começando. Entre elas estão a posição da vaca e do gato ou então a prancha. Elas são mais simples de fazer e ajudam o corpo a ir adquirindo mais flexibilidade. Com o tempo, felizmente, você irá se aprimorar em outras posições também.

Cuide da alimentação

O yoga é uma prática muito baseada no equilíbrio entre o corpo e a mente, por isso a alimentação também é importante. Antes de realizar os exercícios você deve evitar qualquer refeição pesada, por exemplo.

Além de optar por alimentos leves, lembre-se de beber bastante água. A hidratação é importante para todo o organismo, mas principalmente para a boa flexibilidade exigida no yoga.

Invista em aulas online de yoga para iniciantes

Hoje em dia há várias opções de aulas online de yoga para iniciantes. Elas são ótimas, pois ensinam a você toda a base que precisa saber para os movimentos e a filosofia da prática.

E embora existam diversos cursos disponíveis, o ideal é focar naqueles com professores certificados para que possa realizar as posturas corretamente e em segurança. Como esses são os principais desafios do yoga, prestar atenção a esses detalhes pode fazer toda a diferença.

Caso você ainda não esteja convencido(a) sobre como o yoga pode mudar a sua vida, saiba que a prática melhora a flexibilidade, auxilia no controle da respiração e das emoções, estimula a circulação sanguínea e previne doenças. Então, bons motivos para começar você já tem, não é mesmo?

Leia também: Óleos essenciais para combater ansiedade

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.