Yoga para crianças: Conheça os benefícios

Yoga é uma prática tradicional da Índia e oferece diversos benefícios, como reduzir a ansiedade e dores no corpo, aumentar a flexibilidade e equilíbrio. Além disso, yoga também é uma ótima opção para crianças.

Isso porque normalmente as crianças lidam com muitas distrações, tentações, superestimulação, pressão dos colegas e até mesmo bullying escolar. Assim, a prática é uma opção para pequenos que evitam exercícios físicos e esportes, ou uma maneira de diversificar as atividades dos pequenos. Yoga pode ajudar a:

  • Desenvolver a consciência corporal;
  • Aprenda a usar o corpo de maneira saudável;
  • Gerenciar o estresse através da respiração, consciência, meditação e movimento saudável;
  • Aumentar a concentração;
  • Aumentar a confiança e autoimagem positiva;
  • Ter uma atividade alternativa além do uso de dispositivos móveis e TV.

Leia mais em: Yoga: O que é, benefícios e como fazer

Consciência da respiração

Os exercícios de respiração podem energizar as crianças ou incentivar o relaxamento. Dessa forma, o foco aumenta, assim como a respiração e a capacidade pulmonar. O estresse também é naturalmente reduzido e os hormônios saudáveis são liberados.

Fortalecimento e energização

As crianças podem pensar que yoga não cria força, mas é importante que o professor explique que é útil para o fortalecimento dos músculos. Os diferentes músculos usados em poses e a incorporação de jogos e sequências ajudará a construir força, além de consciência e coordenação corporal.

Yoga para crianças x equilíbrio

Os jovens aprendem com as poses de equilíbrio que, com maior foco, você pode aumentar a atenção naturalmente, mesmo em crianças que enfrentam problemas de atenção. Poses e jogos focados em habilidades de equilíbrio, desenvolvem uma força maior e promovem o relaxamento e tranquilidade da mente. Sendo assim, pode ajudar a lidar com o estresse de viver em um mundo caótico, em que a estimulação constante faz parte regular da vida. 

Alongamento

O foco da atividade é alongar os músculos e, por meio da integração da respiração e do movimento, os músculos ficam mais flexíveis. Eles podem ceder quando necessário e apoiar as articulações sensíveis de maneira mais funcional. 

Consciência e foco com yoga para crianças

Yoga também ajuda a criar consciência no corpo com a respiração profunda e o movimento. Com isso, as crianças criam uma maneira de se expressar, construir uma forte conexão entre o que ouvem e o que fazem.

Meditação e relaxamento

A prática proporciona o relaxamento e é meditativa por si só. Portanto, se uma criança está mantendo uma postura de equilíbrio, meditando sentada ou fazendo uma série de poses, haverá um sentimento de calma e conforto.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo