Dicas de como praticar yoga em casa

A epidemia do coronavírus mudou a vida e a rotina de muita gente ao redor do mundo. E, com as recomendações de evitar ao máximo sair de casa, as empresas têm adotado em caráter de emergência o estilo de trabalho home office. Mas, não é preciso se tornar sedentário e inativo em momentos extremos como esse. Mesmo sem frequentar uma academia ou estúdio, é possível se manter em movimento e praticar yoga em casa, por exemplo. 

Não é novidade que prática de yoga em casa ou em qualquer lugar proporciona diversos benefícios para a saúde. Incluindo maior flexibilidade, redução de peso e melhorias na energia e humor. O que você talvez não saiba é que isso também pode beneficiar a saúde do coração.

Mais recentemente, a prática também tem sido relacionada ao combate de problemas como depressão e ansiedade. Se você tem receio por achar que não é flexível, não se preocupe. Com o tempo, a modalidade proporciona flexibilidade e equilíbrio. Além disso, é ótima para a saúde mental.

Benefícios de praticar yoga em casa

  • Melhora a flexibilidade: Talvez na primeira aula talvez você não consiga alcançar seus pés. Porém, com o tempo o corpo vai se acostumando, e eventualmente você terá uma melhora gradual, com poses que nem imaginava.
  • Melhora a postura: Yoga leva a uma maior consciência corporal, assim, melhorando sua postura no dia a dia.
  • Protege a coluna: Se os discos vertebrais (amortecedores da coluna) ficarem estáticos, o risco de se contrair hérnia de disco, por exemplo, aumenta. Por isso, os movimentos da modalidade são tão eficientes para driblar esse problema.
  • Previne dores nas articulações: Ao praticar esse exercício, as articulações vão ao máximo do movimento, prevenindo a artrite, porque faz o líquido que nutre a articulação fluir.
  • Eleva a frequência cardíaca: Nem todos os tipos de exercícios de yoga são aeróbicos, mas todos elevam a frequência cardíaca de certa forma. Ter uma frequência cardíaca elevada constantemente diminui c os riscos de doenças cardiovasculares.

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Movimentos para praticar yoga em casa

Dobra à frente de 30 segundos

Essa postura ajudará a liberar a tensão por todo o corpo e a aumentar o fluxo de oxigênio e sangue. 

Fique em pé com os pés afastados na largura dos quadris e expire enquanto se inclina para a frente, dobrando os quadris. Deixe a cabeça e os braços pendurados e mantenha os joelhos soltos. Você pode dobrar os cotovelos e segurar cada cotovelo com a mão oposta. Mantenha a postura por cerca de um minuto e depois levante-se lentamente. Basta fazer uma dobra para a frente por cerca de 30 segundos. Aumentará instantaneamente a circulação no rosto, criando um brilho rápido, mas poderoso.

Torção sentada para acelerar o sistema de desintoxicação natural do corpo

Sente-se com as pernas esticadas à frente. Dobre o joelho direito sobre a perna esquerda e coloque o pé direito ao lado da coxa esquerda. Logo após, dobre o joelho esquerdo e deslize o pé sob a perna direita para que o tornozelo esquerdo fique próximo ao glúteo direito. Estenda as pontas dos dedos direitos sobre o tapete atrás de você e traga o braço esquerdo ao redor da parte externa do joelho direito. Segure a torção, expire e repita do outro lado. As torções são conhecidas por estimular o fluxo sanguíneo para os órgãos digestivos e de desintoxicação do fígado e rins, que ajudam seu corpo a eliminar melhor a acumulação de toxinas no organismo. Assim, as toxinas costumam aparecer como inflamação, que pode ser visível em seu rosto.

Inversão, como a pose de um golfinho

yoga

Esta pose de ioga é semelhante ao cão voltado para baixo, mas é feita nos antebraços. É uma pose de inversão, o que significa que sua cabeça se move abaixo do seu coração. Quando sua cabeça cai abaixo do coração, você aumenta a circulação de oxigênio e nutrientes.

Comece com as mãos e os joelhos. Em seguida, abaixe os cotovelos na esteira para que seus antebraços fiquem paralelos entre si e repousem sobre a esteira diretamente abaixo dos ombros. Dobre os dedos dos pés e levante a pélvis em direção ao teto. Endireite as pernas – tudo bem se os calcanhares não tocarem o chão.

Pose restauradora ajuda a combater inflamações

rotina

Poses restauradoras podem aliviar sintomas de inflamações que resultam do estresse. Fique em pé com os pés afastados e virados em um ângulo de 45 graus de frente para os cantos da sala. Afunde-se em um agachamento. Estenda os braços para cima e dobre os cotovelos para que eles se alinhem com os ombros e fiquem paralelos ao chão. As palmas das suas mãos devem ficar uma de frente para a outra. Mantenha os ombros abaixados e o peito pressionado para a frente. Mantenha a postura enquanto inspira e expira.

Saudações ao Sol energizam todo o corpo

Saudações ao sol são incorporadas a todo fluxo vinyasa – e por boas razões: a mudança pode ajudar a acordar o corpo e a mente. O que fornecerá energia ao corpo e ao espírito. As saudações reúnem várias poses de ioga – pose de montanha, inclinação para frente, pose de prancha, chaturanga, cobra ou cachorro voltado para cima, cachorro voltado para baixo, curvatura para frente e, finalmente, um retorno à posição de pé.

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