Yoga ou pilates: Qual é o melhor para você?

Ao tentar um novo treino, você pode ter dúvidas entre yoga ou pilates. Apesar de parecidas e igualmente populares, existem diferenças entre as duas modalidades.

Pilates é uma maneira de aumentar a força dos músculos com baixo impacto. É um método de exercício total do corpo, que enfatiza a força, controle muscular e a estabilidade. Assim, o método permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, glúteos e costas. Os exercícios são feitos normalmente no chão com um tapete ou em equipamentos especiais, incluindo uma máquina chamada Reformer. 

Leia também: Melhores exercícios de pilates para fortalecer o bumbum

yoga consiste em uma série de posturas físicas e também se concentra na respiração, bem como na atenção e na consciência interior. A metodologia tornou-se mais do que um tipo de exercício, é também um estilo de vida.

Pilates se concentra na força do tronco, enquanto yoga é mais focado na flexibilidade e tem uma conexão espiritual mais forte. Mesmo que ambos incorporem força e alongamento, yoga se concentra mais no alongamento e pilates na força.

Pilates ou yoga: Benefícios de cada um

Pilates

A aula de pilates é indicada para quem deseja fortalecer o tronco, aumentar a flexibilidade e a coordenação, aumentar a consciência postural e a função respiratória. Os impactos do pilates na rotina vão além dos exercícios físicos. A atividade contribui para uma melhora na concentração e também na qualidade do sono. 

Leia também: Conheça os benefícios do pilates para o corpo e a mente

A prática regular de pilates acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos. Porém, nenhum exercício físico sozinho consegue resultados significativos no emagrecimento. 

Para fazer pilates é indicado participar primeiro de um treinamento particular com um professor experiente. Logo após fazer três sessões privadas, já é recomendado ingressar em grupo. 

Yoga

Não é realista dizer que yoga é o tipo de exercício que fará com que você perca peso após um mês ou fique com os braços musculosos. Por outro lado, ajuda (muito) a aumentar sua flexibilidade e seu equilíbrio.

Em muitos lugares, é fácil encontrar aulas gratuitas de ioga. É aconselhável que você vá a uma delas para ver se você se identifica com o estilo, pois pode envolver técnicas de meditação e respiração, e se você é um tipo de pessoa mais ativa, pode achar um pouco …parado.

Procure um estúdio ou um professor particular que possa orientá-lo nos primeiros passos para ver se você gosta deste exercício relaxante e cheio de benefícios.

Leia também: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo