Yoga e meditação reduzem dor crônica, diz estudo

Para quem busca ter uma qualidade de vida melhor, yoga e meditação são ótimas opções. Isso porque a prática dessas atividades traz diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Um estudo recente, publicado no International Journal of Yoga, descobriu que um dos grandes benefícios de yoga e meditação é a redução da dor crônica.

A dor crônica é uma condição médica que afeta milhares de pessoas e, muitas vezes, pode desencadear problemas psicológicos, como a depressão. Isso porque é uma dor que dura meses ou até mesmo anos, reduzindo a qualidade de vida do paciente.

Embora a dor crônica não tenha cura, com essas táticas é possível aprender a conviver com um nível de dor “aceitável”.

Leia também: Yoga para iniciantes: Dicas para quem quer começar

comer bem e cuidar da mente

Como funcionou o estudo

O estudo foi conduzido em uma população semi-rural em Oregon, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que um curso de redução do estresse – baseado em yoga e meditação – beneficia os pacientes com dor crônica e depressão.

Leia também: Benefícios da prática de yoga para gestantes

Desse modo, os participantes receberam instruções para praticar a meditação guiada e hatha yoga durante um período de oito semanas. Após a realização do curso, os pesquisadores mediram o padrão de depressão dos participantes com o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e as pontuações caíram 3,7 pontos em uma escala de 27 pontos.

Para 89% dos participantes, o curso os ajudou a encontrar maneiras de lidar melhor com a dor, enquanto 11% permaneceram neutros. 

Leia também: Tem pressão alta? Praticar yoga pode ajudar a controlar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo