Pratique yoga com kettlebell para potencializar o treino

Para acabar com o tédio e melhorar a forma física durante a quarentena, as pessoas estão misturando diversas formas de exercícios. Uma delas é yoga com kettlebell, uma combinação do que usa uma bola de ferro fundido e as sequências tradicionais de vinyasa.

Assim, as duas práticas têm diversos benefícios em comum, e a combinação de ambas pode ajudar a aumentar a flexibilidade, a força e a estabilidade em menos tempo.

O kettlebell parece uma bola de canhão com alça e possui uma variedade de tamanhos e pesos. Mas, uma característica importante é que seu peso não é distribuído uniformemente como um haltere tradicional.

Leia mais em: Kettlebell: O que é, benefícios e exercícios

Como praticar yoga com kettlebell

Dessa maneira, há alguns princípios das duas práticas que aprimoram o desempenho em ambas as modalidades, incluindo:

  • Presença de espírito: Yoga enfatiza a atenção ao modo como seu corpo, movimento, respiração e sua própria prática se sentem a cada momento. O treinamento com kettlebell funciona através de múltiplos planos de movimento em alta velocidade, o que exige concentração semelhante ao laser.
  • Postura: Yoga ensina sobre o alinhamento do interior do seu corpo. Essas mesmas diretrizes são seguidas ao levantar kettlebells.
  • Respiração: Nos treinamentos de yoga e kettlebell, a respiração é coordenada com todos os movimentos e um forte foco é mantido na respiração.

Existem diferentes maneiras de praticar yoga kettlebell, depende de suas necessidades e preferências. 

Leia também: Yoga ou pilates: Qual é o melhor para você?

Tente combinar poses de yoga com exercícios kettlebell em formato de circuito. Por exemplo, comece com um fluxo de saudação ao sol. Logo após, continue por 8 a 10 minutos e depois faça um exercício kettlebell. Conclua até 15 repetições de 2 a 3 exercícios de kettlebell e retorne a um fluxo de ioga de 10 minutos. Continue alternando por até uma hora.

Em tempos de pandemia, com as academias e estúdios fechados, você pode optar por adicionar kettlebells à sua prática de yoga em casa. Dito isso, comece com pesos leves até se sentir confortável com a resistência adicional.

Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo