Coronavírus: Como voltar a treinar após se recuperar da doença

Recentemente, foi decretado a reabertura das academias e as pessoas estão cada vez mais voltando à rotina fitness. No entanto, quem contraiu a doença do novo coronavírus (COVID-19) e se recuperou pode ter dúvidas se realmente é seguro retomar a prática de exercícios físico – e com qual intensidade ou frequência.

Para quem se recuperou recentemente do coronavírus, voltar a treinar pode ser um grande desafio. Isso porque ainda há muitas incertezas sobre essa doença, o que gera angústia e medo na população. Praticar exercícios físicos após se recuperar totalmente é o recomendado. Contudo, os sintomas e o nível de impacto sobre o corpo variam, então, a maneira de voltar aos treinos também pode variar.

Segundo estudos, há indícios de que os infectados com o coronavírus podem ter uma incidência muito maior de problemas cardíacos. Entretanto, os riscos reais são difíceis de avaliar, uma vez que ainda há muitas dúvidas a respeito da doença. Por isso, é imprescindível buscar um médico antes de voltar a treinar. Assim, ele irá avaliar o seu quadro e decidir quanto tempo você deve se manter em repouso. 

Além disso, o Instituto de Medicina Esportiva do Hospital for Special Surgery (HSS), em Nova York, publicou recentemente um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas por quem deseja retornar aos exercícios após se recuperar do COVID-19.

Exercícios permitidos

Segundo a educadora física Bianca Pichirilli, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), é fundamental não voltar ao treino com o mesmo ritmo de antes. Além disso, pessoas que tiveram sintomas mais graves, como diminuição na potência respiratória, devem retomar com poucos estímulos de treinos aeróbicos.

“O que irá definir o método de treino é o quanto houve de debilidade no corpo, por conta do vírus. Assim, para as pessoas que tiveram um nível leve dos sintomas e já se sentem bem, não há problemas em voltar com alta intensidade” explica a especialista.

Além disso, existe a chance de se lesionar devido ao excesso de exercícios após um longo período de tempo. Por isso, é importante reduzir o tempo das sessões de treino e a intensidade dos treinamentos. Após duas semanas a um mês, o corpo começa a retornar ao seu rendimento físico anterior.

Dito isso, você pode começar com atividades leves e curtas com duração de 20 minutos. Observe o seu corpo e suas reações, caso se sinta mal ou sinta falta de ar, faça exercícios leves. Mas se você estiver se sentindo bem, vá aumentando a intensidade com o tempo.

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Fonte: Bianca Pichirilli – educadora física formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo