As vitaminas mais importantes para as crianças

Uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) balanceada é essencial para o bem-estar em todas as fases da vida. Por isso, fazer o filho ter uma alimentação mais saudável deve ser alvo de preocupação dos pais. Vitaminas são importantes na alimentação de todos, mas especialmente na das crianças. Afinal, uma alimentação nutritiva é essencial para seu crescimento e desenvolvimento acontecer de forma saudável.

Durante a infância, quando o organismo está crescendo e se desenvolvendo, a alimentação tem um papel ainda mais importante. Também, os hábitos alimentares da idade adulta estão relacionados com os do período infantil. Portanto, a promoção de comportamentos alimentares saudáveis deve ser incentivada logo nos primeiros anos, para que permaneçam ao longo dos anos.

As vitaminas mais importantes para as crianças

Vitamina A

A vitamina A (retinol) é uma das mais importantes para a saúde das crianças, especialmente por ser anti-inflamatória, auxiliar na saúde dos olhos, bem como na da pele e dos ossos. Alguns alimentos ricos em vitamina A são:

Vitamina D

A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos, portanto, torna-se ainda mais essencial durante a infância. Sendo assim, consumir alimentos ricos em vitamina D é essencial para ajudar a reduzir o risco de fraturas nos ossos, além de também estar associada à saúde dos dentes. Alguns alimentos que são boas fontes de vitamina D são:

Leia também: Falta de vitamina D: Sintomas e quanto consumir

Vitamina C

A vitamina C é anti-inflamatória e atua diretamente a favor da imunidade. Porém, sua atuação no organismo não se restringe ao sistema imunológico, pois sua presença no corpo também pode prevenir uma doença chamada escorbuto, uma condição crônica cujos efeitos colaterais podem ser muito agressivos, mais ainda na infância.

Leia mais: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Vitamina K

A vitamina K entra na lista das vitaminas mais importantes para as crianças. Em resumo, ela atua na saúde sanguínea, principalmente no que diz respeito à coagulação. Por isso, uma alimentação rica em vitamina K é essencial para os pequenos, principalmente pois ela ajuda no processo de cicatrização, protegendo a pele, além de prevenir problemas gastrointestinais, inclusive a hemorragia. Alguns exemplos:

Leia também: Método BLW: Como aplicá-lo na introdução alimentar dos bebês

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são: a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B2 (riboflavina), a vitamina B3 (niacina), a vitamina B5 (ácido pantotênico), a vitamina B6 (piridoxina), a vitamina B7 (biotina), a B9 (ácido fólico ou folato) e, por fim, a famosa B12 (cobalamina). A princípio, elas cumprem diferentes funções específicas, mas, de forma geral, são importantes para na infância especialmente por estarem ligadas ao funcionamento do metabolismo. Priorize:

Leia mais: Melhores vitaminas para a memória e função cognitiva

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo