Vitamina K2: Benefícios e quanto consumir

A vitamina K2 é muito importante para a saúde do organismo. Porém, ela é pouco conhecida, e muitos se questionam para que exatamente ela serve, quais seus benefícios e quanto devemos consumir desse nutriente diariamente.

Em suma, essa vitamina é um dos tipos da vitamina K, que é essencial para a circulação do sangue no corpo e, especialmente, para a coagulação. Sua descoberta é relativamente recente: ocorreu na Alemanha, em meados do século passado.

Também conhecida como menaquinona, ela é é encontrada em células ósseas que fazem a ligação com o cálcio, resultando em ossos mais resistentes, além de evitar o acúmulo de depósito de cálcio nas artérias impedindo que fiquem rígidas e sem elasticidade. 

Benefícios da vitamina K2 

Previne doenças cardiovasculares

Basicamente, a presença dessa vitamina ajuda a regular os níveis de cálcio no corpo. Isso é importante, pois quando em excesso, ele pode impulsionar a ocorrência de problemas cardíacos. Por isso, a K2 ajuda a manter o coração forte e saudável. 

Leia mais: Alimentos que protegem o coração

Protege a saúde óssea

Não só, essa é uma vitamina importante para a saúde dos ossos. Assim, ela ajuda na prevenção da osteoporose, ou seja, o enfraquecimento crônico dos ossos. Ainda, essa vitamina atua diretamente com o cálcio, o sal mineral responsável pelo fortalecimento ósseo.

Leia também: Vitamina D em excesso pode prejudicar os ossos

Melhora da saúde dos dentes 

Tal qual os ossos, os dentes também se beneficiam da ingestão dessa vitamina. Por isso, a vitamina K2 está diretamente ligado ao fortalecimento da arcada dentária. Ainda, acredita-se que ela estimule o crescimento e desenvolvimento dentário em crianças.

Leia mais: Alimentos que protegem os dentes

Ajuda na prevenção do câncer

A vitamina pode ajudar na prevenção de determinados tipos de câncer. Em especial, po câncer de fígado.

De quanta vitamina K2 eu preciso?

Em princípio, não se sabe ao certo a quantidade de vitamina K2 que um adulto necessita diariamente. Entretanto, alguns alimentos ricos nessa vitamina e que devem ser adicionados à dieta (emagreça com o Tecnonutri) são: 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo