Vinagre de arroz: Como é feito e seus benefícios

O vinagre de arroz possui sabor suave, levemente adocicado e menos ácido que outros tipos de vinagre. Ele é considerado um ingrediente essencial na culinária japonesa, sendo bastante usado no preparo do shari, o arroz de sushi. Assim, é original do continente asiático e fabricado a partir da fermentação do arroz. Sua coloração é branca.

Como é feito o vinagre de arroz

O vinagre de arroz é feito a partir da fermentação dos açúcares encontrados no grão de arroz, até que seja obtido o “vinho de arroz”. Em seguida, esse vinho é fermentado mais uma vez, até o ponto de restar apenas ácido acético – o ingrediente principal do vinagre.

Leia mais: Vinagre balsâmico: Benefícios que você precisa conhecer

Benefícios do vinagre de arroz

Protege a saúde cardiovascular

Esse é um tipo de vinagre que, em comparação com outros, possui mais aminoácidos e ácidos orgânicos. Por isso, beneficia a saúde de diversas maneiras, especialmente a saúde cardiovascular, pois ajuda na prevenção da hipertensão (pressão alta), de forma que beneficia a circulação sanguínea.

Leia também: Chá de fáfia: Propriedades e benefícios da bebida

É anti-inflamatório

Estudos realizados no Japão demonstram que promove forte atividade anti-inflamatória no corpo por ser rico em antioxidantes. Sendo assim, ele pode garantir uma melhor imunidade, além de beneficiar a saúde da pele e prevenir doenças como certos tipos de câncer, pois previne a proliferação das células cancerígenas.

Sua ação anti-câncer foi demonstrada em uma pesquisa realizada nas universidades de Shizuoka e Okayama no Japão. Não só, também possui propriedades antissépticas que estimulam o sistema imunológico.

Acelera o metabolismo

Ainda, é também possível que o consumo de vinagre promova um metabolismo mais acelerado, pois facilita a digestão. Sendo assim, além de prevenir a constipação (prisão de ventre), consequentemente ajuda no emagrecimento.

Para que serve e como é usado

  • Preparo do arroz de sushi e demais pratos da culinária japonesa
  • Conservação de frutas e vegetais
  • Em saladas

Contraindicação do vinagre de arroz

Diabéticos devem usar esse vinagre apenas sob recomendação médica, uma vez que, em excesso, ele pode causar hipoglicemia nesses pacientes.

Leia também: Azeite de oliva e seus benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo