fbpx

Vieira: Benefícios que você precisa conhecer

A vieira, um ingrediente sofisticado, é um tipo de molusco cheio de benefícios para a saúde e que pode ser encontrado em fazendas marinhas no Brasil. No entanto, é mais cultivado nas águas frias da América do Norte, da Europa e do Japão.

A carne da vieira possui cor branca e é macia. Por isso, deve ser consumida ainda fresca, para que sua maciez não seja perdida. Contudo, também é fácil de ser encontrada na versão congelada.

Além de saborosa, suas propriedades também chamam muita atenção. Abundante fonte de proteína, a vieira é também repleta de vitaminas do complexo B, especialmente a B5 (ácido pantoténico), a B6 e a B12 (cobalamina).

Há muitas espécies de vieiras. Contudo, elas são classificadas em dois grandes grupos. As vieiras de baía são pequenas e com carne mais adocicada e suculenta que as chamadas vieiras de mar. As do tipo de baía são mais caras, por serem mais raras. Já as vieiras de mar têm carne adocicada e úmida, com cores que variam de bege pálido ao rosa cremoso. 

Benefícios da vieira

vieira

Previne a anemia

Devido à abundância em vitaminas do complexo B, é possível dizer que a vieira ajuda a prevenir a anemia. A explicação para isso é o modo como essas vitaminas atuam diretamente com o ferro, mineral importante, no organismo. Sendo assim, as vitaminas do complexo B ajudam o ferro a “fazer seu trabalho”: promover o bom funcionamento celular, participar da síntese de DNA e do metabolismo, bem como transportar o oxigênio pelo corpo.

Leia também: Anemia: Alimentos que ajudam a combater

Ganho de massa magra

Fonte de proteína, promove a recuperação muscular. Ou seja, quando consumida por atletas, promove a hipertrofia – o ganho de massa magra (músculos). 

Leia mais: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?

Ajuda no emagrecimento

Aproximadamente, 100 g de vieiras cruas equivalem a apenas 69 calorias. Portanto, esse é um fruto do mar de poucas calorias. Porém, rico em boas propriedades – especialmente proteínas, que promovem longa sensação de saciedade. Sendo assim, é possível dizer que esse é um aliado do emagrecimento e que, quando adicionado à dieta, pode ajudar na perda de peso. 

Leia mais: Alimentos que controlam o hormônio da fome

Como consumir a vieira

Elas podem ser feitas cruas, maçaricadas, ou rapidamente seladas. Porém, não se pode cozinhar ou fritar por muito tempo, pois  perdem o sabor, a suculência e a textura. 

  • Paella;
  • Salteada, gratinada ou grelhada;
  • Em saladas;
  • Com massas ou risotos.

Leia também: Frutos do mar saudáveis para incluir na dieta

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo