Verônica: O que é e para que serve a planta medicinal

A verônica é uma planta medicinal nativa do continente europeu e é típica de locais de baixas temperaturas. Ela pode ser confundida com a lavanda e com a verbena devido ao seu formato e cores similares. No entanto, são três plantas diferentes.

Ela também é chamada de erva-dos-leprosos e chá-da-Europa e pode ser utilizada na forma de chá ou como compressa sobre a pele.

Benefícios da verônica e para que serve

Ajuda na digestão e combate a sensação de inchaço

O chá de verônica é recomendado para inibir a sensação de inchaço após uma refeição. Não só, em caso de má digestão, ele também pode ajudar. Por isso, pode ser de grande auxílio na prevenção ou no combate da constipação (prisão de ventre).

Leia também: Marroio: Propriedades e benefícios da planta medicinal

Previne a retenção de líquido

A bebida também é naturalmente diurética. Ou seja, estimula a produção e a eliminação de urina. Assim, previne que o corpo retenha líquido em excesso.

A retenção hídrica é uma das causas do aparecimento de celulites no corpo e, ainda, pode prejudicar a saúde cardiovascular. Por isso, é importante manter o corpo hidratado para que isso seja evitado.

Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Pele saudável

Na forma de compressas, pode ser aplicada sobre a pele, assim beneficiando sua saúde e aparência. Ela ajuda a manter a pele hidratada e, por conter propriedades anti-inflamatórias, previne o aparecimento de acne, bem como o envelhecimento precoce – resultado do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres.

Como preparar chá de verônica

  • Será necessário cerca de 30 ou 40 gramas de folhas secas de verônica
  • Adicione-as à água fervente (1 litro)
  • Aguarde cerca de 10 minutos e, antes de servir, espere o chá estar morno
  • Beba no máximo 4 xícaras por dia

Leia mais: Agripalma: Conheça os benefícios da planta medicinal

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo