A velocidade da caminhada pode dizer como você envelhece

Andar rápido quando estamos atrasados costuma ser comum, mas você sabia que a velocidade da caminhada pode revelar a maneira como você está envelhecendo?

A relação entre velocidade da caminhada e envelhecimento foi publicada em um estudo no Journal of the American Medical Association. A análise acompanhou centenas de pessoas de 45 anos.

Os pesquisadores verificaram a rapidez com que eles estavam envelhecendo, com base em 19 marcadores de saúde, incluindo índice de massa corporal, pressão arterial e nível de colesterol. 

Com isso, eles descobriram que pessoas com a caminhada lenta (média de um metro por segundo), foram associadas à “função física ruim na meia-idade” e ao envelhecimento. Tal característica era representado pela rápida deterioração dos órgãos e, também pelo envelhecimento facial e por alterações estruturais do cérebro.

Ou seja, basicamente, aqueles que andavam mais devagar envelhecem fisicamente mais do que os que andam mais rápido. Também foi descoberto que aqueles que andaram mais rápido (média de 1,7 metro por segundo) tinham um QI mais alto e risco reduzido de demência.

Caminhar parece ser simples, mas uma longa caminhada requer a função e interação de vários órgãos, incluindo os ossos, o coração, pulmão, visão, sistema nervoso, entre outros.

Embora a medição de marcha seja uma prática mais comum entre pessoas mais velhas, pesquisadores sugerem que o uso desses teste sejam feitos desde cedo.

Como medir sua caminhada

  • Não é necessário um especialista para calcular quantos centímetros por segundo você pode andar. Você pode seguir estes passos:
  • Escolha quantos metros você vai andar. Pegue uma fita métrica e marque a distância com fita ou um pedaço de giz. Esse estudo analisou cerca de 6 metros.
  • Usando um cronômetro, determine quantos segundos você leva para percorrer a distância sem se esforçar. Certifique-se de andar com o seu ritmo regular.
  • Divida a distância total percorrida pela quantidade de tempo (em segundos) no seu cronômetro. No estudo, quem teve uma média acima de 1,7 metro por segundo foi considerado como tendo uma caminhada acelerada.

Leia também: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Chegue no verão com o corpo que você quiser!