Vegetais do mar: Conheça tudo sobre as algas

Já ouviu falar dos vegetais do mar? Basicamente, esses são as algas marinhas em seus diversos tipos. O melhor: há muitas maneiras de consumi-las! Mais comumente, vemos a alga como parte do temaki ou do sushi, não? Porém, ela pode ser consumida de muitas outras maneiras.

Além disso, as algas não são apenas verdes: podem ser encontradas na cor vermelha e até mesmo marrom. 

Afinal, o que são os vegetais do mar? 

Em suma, os chamados “vegetais do mar” são as algas marinhas. Você talvez não saiba, mas são altamente nutritivas e uma excelente adição à dieta (emagreça com o Tecnonutri) . Além disso, são umas das mais antigas formas de vida presentes na Terra e, ainda, são o verdadeiro “pulmão do mundo”, sendo responsáveis por cerca de 55% do oxigênio presente na atmosfera do globo. 

É importante lembrar, ainda, que algas não são plantas, entretanto, tão nutritivas quanto (ou até mais que) muitas verduras e vegetais. 

Leia mais: Alimentos da moda: Frutas e vegetais candidatos a virar tendência

Tipos de vegetais do mar

Há mais que uma espécie de alga. As seguintes variedades são as principais:

Leia também: Óleo de algas: A alternativa ao óleo de peixe

Alga kelp

As algas marinha do tipo kelp (laminariales) são altamente nutritivas. Acima de tudo, são ricas em minerais como ferro, silício, zinco e boro. Ainda, combatem doenças que afligem a saúde da tireoide e, mais, são uma excelente fonte de vitamina B12, cuja deficiência no organismo pode acarretar vários problemas.

Algas nori

As algas do tipo nori, de coloração esverdeada, são algumas das mais conhecidas, especialmente por suas ricas propriedades nutricionais. Assim, são usadas em pratos da culinária japonesa, por exemplo, o temaki, e são boas fontes de proteína, ferro e algumas vitaminas. 

Algas wakame

Tradicional parte das dietas de emagrecimento, essa alga é nutritiva e pobre em calorias. Ainda, possui forte ação antioxidante, pois é rica em clorofila. Também, a alga wakame é rica em minerais e vitaminas. 

Algas kombu

De potente ação macrobiótica, é parte comum da alimentação japonesa. Abundante em propriedades e versátil, a alga kombu é uma excelente adição para qualquer dieta, especialmente as de emagrecimento e ganho de massa magra. 

Leia também: Dieta Macrobiótica: O que é e como fazer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo