Uvaia: Benefícios da fruta cítrica brasileira

A uvaia é uma fruta de cor amarela e que pode ser confundida com a laranja. Mas, são diferentes – apesar de ambas serem muito ricas em vitamina C. Nativa da América do Sul, ela é típica da Mata Atlântica. Ela é pequena e seu sabor é intenso, ácido e azedo.

Leia mais: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios

Benefícios de consumir a avaia

Fortalece a imunidade

A uvaia é uma fruta cítrica rica em vitamina A e C, ambas anti-inflamatórias. Assim, essas vitaminas ajudam a evitar, combater e aliviar inflamações no corpo, o que fortalece a imunidade. Além disso, suas propriedades ajudam a combater a ação dos radicais livres, que causam o estresse oxidativo, responsável por doenças graves como Alzheimer.

Protege a pele e os olhos

O consumo da fruta pode ajudar a proteger a pele e os olhos, evitando não só o envelhecimento precoce e o consequente aparecimento de rugas e linhas de expressão. Da mesma forma, evita o aparecimento de acne e problemas como a catarata. Também, a vitamina C estimula a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele. Já a vitamina A está ligada ao fortalecimento dos fios de cabelo.

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Previne doenças cardiovasculares

Além da nutritiva polpa da uvaia, suas folhas também podem ser utilizadas para fins medicinais, especialmente no que diz respeito à saúde cardiovascular. Assim, as folhas podem ajudar no controle do colesterol e da pressão arterial.

Como consumir a uvaia

  • Geleias, compotas, doces;
  • Sucos e vitaminas;
  • Chá feito das folhas;
  • In natura e na salada de frutas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo