Uva: Benefícios e propriedades da fruta

Você provavelmente já ouviu falar do termo “superalimento”, alimentos totalmente naturais que são considerados mais nutritivos do que outras opções, e a uva está nessa seleta lista. 

Uvas oferecem uma riqueza de benefícios para a saúde graças ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. Assim, tais benefícios se estendem ao vinho, pois os compostos ainda permanece depois de terem passado pelo processo de fermentação. 

Leia também: 7 motivos para incluir a framboesa na sua dieta

Principais variedades

Niágara

É a mais consumida entre os brasileiros. Sorte nossa porque também está entre as mais recomendadas devido ao seu alto teor de antioxidantes.

Itália

Seu forte são as doses generosas de vitaminas do complexo B, cálcio e potássio. Também é conhecida por suas propriedades antibacterianas e antivirais.

Rubi

De origem europeia, ela tem muita vitamina C e resveratrol, uma substância que atua na prevenção de diversas doenças – de infarto a câncer. Dessa forma, é uma boa pedida pra quem quer reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.

Conheça mais vantagens de consumir essa fruta todos os dias: 

Ajuda a controlar o peso

Entre muitos nutrientes encontrados nas uvas, elas contêm compostos com propriedades antioxidantes chamados flavonóides. Um estudo de 2016 relacionou dietas ricas em flavonóides com manutenção de peso. Além disso, uma xícara de uvas tem cerca de 100 calorias, o que as torna ótimas para um lanche a qualquer horário. 

É anti-inflamatória

A inflamação não controlada aumenta o risco de quase todas as doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer. Dessa maneira, ps compostos anti-inflamatórios naturais da uva atenuam a inflamação em nível celular.

Protege o coração

Quando se trata de saúde cardiovascular, as uvas são consideradas cardioprotetoras. Então alguns compostos da fruta ajudam a regular a pressão arterial, reduzir a inflamação do estresse oxidativo, melhorar o fluxo sanguíneo e proteger o sistema vascular.

Turbina o cérebro

Os polifenóis da uva desempenham um papel na sinalização de neurotransmissores e ajudam a reduzir o risco de oxidação prejudicial, ambos ligados a um menor risco de declínio cognitivo cerebral. Assim, estudos realizados pela Universidade da Suíça viram que o composto ajuda a combater placas e radicais livres que podem prejudicar seu cérebro e, potencialmente, causar a doença de Alzheimer. 

Rejuvenesce a pele

Cheia de vitamina C e antioxidantes, a uva pode ajudar a revitalizar a sua pele. Por isso, ela também protege a pele da radiação ultravioleta, causadora de câncer e dos radicais livres que podem, em menor escala, resultar em rugas e manchas escuras. Assim, a ingestão de vitamina C é necessária para a sua pele formar colágeno, o que ajuda a dar ao seu rosto essa firmeza juvenil.

Reduz o risco de diabetes

O resveratrol, um dos antioxidantes encontrado nas uvas, está especificamente ligado à melhoria da regulação do açúcar no sangue, afetando o metabolismo dos carboidratos. Dito isto, os produtos com sabor a uva podem conter muito açúcar adicionado, o que tem o efeito inverso. Certifique-se de que você está comendo uvas em sua forma menos processada (uvas frescas ou liofilizadas ou vinho) para colher os benefícios.

Hidrata

As uvas são compostas por 82% de água. Uma hidratação adequada está diretamente ligada à aparência da pele, regeneração celular e à saúde geral. 

Melhora a memória

Com o passar do tempo, guardar as lembranças pode ficar mais difícil. Pois pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, descobriram que comer duas porções de uvas diariamente ajuda a brecar a evolução dos lapsos. Isso porque voluntários com declínio cognitivo leve que receberam a fruta apresentaram uma melhora em áreas do cérebro responsáveis pela memória.

Receita de suco de uva e chá verde

Ingredientes

  • 1 copo de água fervente
  • 1 sachê de chá verde
  • 5 uva verde sem caroços
  • 1 copo de água de coco
  • adoçante a gosto
  • cubo de gelo a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo.
Coe numa peneira e sirva a seguir.

Leia também: 5 benefícios do morango

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.