Truques para você se acalmar quando bater a ansiedade

Todos nós nos sentimos estressados e ansiosos em qualquer momento da vida, é normal do ser humano. Especialmente, no cenário incerto que se firmou por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, quando a ansiedade toma conta pelas notícias que não param de chegar, pode ser difícil se acalmar. 

Mas, a boa notícia é que não importa qual for o estressor, existem alguns truques para você se acalmar instantaneamente quando bater a tensão. 

Respire

A respiração é a técnica mais eficaz para reduzir o estresse e ansiedade. Isso porque respirações profundas ativam o sistema nervoso parassimpático no nosso corpo, o que tem efeito calmante. 

Leia também: Dicas de como encontrar felicidade na quarentena

Existem diversas técnicas de respiração para ajudá-lo a se acalmar. Uma delas é a respiração em três partes, que exige que você respire profundamente e expire totalmente enquanto presta atenção no seu corpo.

Use seus sentidos

Usar nossos cinco sentidos pode ser uma ótima opção. Por exemplo, veja uma fotografia ou obra de arte, acender uma vela perfumada, passar hidratante nas mãos, usar óleos essenciais, como lavanda, rosa ou sândalo. 

Faça este alongamento para liberar a tensão

Alongar é sempre um bom exercício para relaxar. Coloque suas mãos (com os braços estendidos) à sua frente e, em seguida abaixe-os. Logo após você traz os braços (ainda estendidos) para o lado e depois para baixo. Por fim, você passa os braços por toda a cabeça e depois se abaixa, com a cabeça entre os joelhos, por um segundo. A atividade é eficaz para liberar a tensão.

Ouça música

Quem não gosta de ouvir música, não é mesmo? Quando sentir que os níveis de ansiedade e estresse estão aumentando, pegue os seus fones e sintonize com sua música favorita.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Mude seu foco

Por mais que seja difícil, deixe a situação, olhe em outra direção e saia do ambiente em que está. Quando estamos ansiosos ou com raiva, nos envolvemos em pensamentos de sobrevivência. Por isso, é importante ter mais tempo para se acalmar e tomar melhor as decisões. 

Escreva

Escreva seus pensamentos em um diário. Relate o que você está sentindo, pois ajudará a tirar pensamentos negativos da cabeça.

Tome ar fresco

A temperatura e a circulação de ar em um ambiente podem aumentar sua ansiedade ou raiva. Se você está se sentindo tenso e o espaço é quente e abafado, você pode acabar tendo um ataque de pânico.

Portanto, retire-se do ambiente, vá para o quintal, varanda, ou abra a janela para tomar um ar fresco. A mudança de cenário, mesmo que pequena, pode interromper o processo de pensamento ansioso.

Leia também: Como fazer o seu relacionamento melhorar durante a quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo