Triphala: O que é, propriedades e benefícios

A triphala é um fitoterápico natural, nativo da Índia e parte da Ayurveda. Ainda, ele é um adaptógeno, ou seja, uma mistura de frutas de propriedades calmantes. Por isso, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e distúrbios do humor. Não só, pode ajudar na perda de peso, pois é rica em fibras e evita a resistência à insulina.

Do que é feita a triphala

Na verdade, ela um pó seco que mistura três tipos de frutas ricas em propriedades medicinais:

  • Amla – uma fruta indiana parecida com a groselha, possui sabor azedo, é rica em antioxidantes e promove efeito diurético;
  • Haritaki – ajuda na digestão, no controle da glicemia e combate inflamações;
  • Bibhitaki – controla a pressão arterial e a glicemia.

Além de ser encontrado na forma de pó, ele pode ser consumido na forma de cápsulas também.

Benefícios da triphala

Imunidade mais forte

Por ser fonte de antioxidantes, garante uma imunidade mais forte. Não só, previne o envelhecimento precoce da pele, pois combate a ação dos radicais livres. Ainda, devido à riqueza de vitamina C, ela também ajuda na hidratação da pele, além de a proteger melhor da luz solar.

Leia mais: Imunidade ativa e passiva: Qual a diferença?

Controla o colesterol

Além disso, ajuda a manter o colesterol sob controle. Dessa forma, reduz o risco de problemas no coração. Em suma, isso é resultado da abundância de fibras presentes nas frutas. Ou seja, por causa da grande quantidade de fibras, o coração se favorece. Não só, as fibras também facilitam a digestão e podem ajudar na perda de peso.

Leia também: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

Pele e cabelo saudáveis

Ainda, o pó de propriedades medicinais ajuda a aliviar queimaduras na pele, bem como pode ajudar no tratamento para acne. Não só, ela favorece a saúde do cabelo.

Leia mais: Plantas que ajudam no crescimento dos cabelos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo