Tribulus terrestris: Conheça a erva e suas propriedades

A erva tribulus terrestris é uma planta fitoterápica que pode ser usada a favor da saúde de diversas formas. Considerada uma erva daninha, suas propriedades medicinais são cada vez mais exploradas e usadas para suplementação alimentar.

Benefícios da tribulus terrestris

Promove a maior fertilidade masculina

A ação da tribulus terrestris em relação à fertlidade masculina já foi objeto de mais de um estudo, inclusive no Brasil. Em resumo, é possível que seus princípios ativos tenham propriedades que estão associadas ao aumento da produção de testosterona e do vigor sexual (aumento da libido). Suas propriedades foram estudadas por cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais.

Leia também: Nozes para turbinar a fertilidade masculina?

Protege a saúde do coração

Ainda, a erva também promove o melhor controle da pressão arterial. Dessa forma, trabalha para prevenir o desenvolvimento e diagnóstico de hipertensão, o que protege a saúde do coração e previne demais problemas cardiovasculares.

Leia mais: Chá-de-java: Propriedades e benefícios para a saúde

Reduz o risco de diabetes

Não só, as propriedades da erva também podem controlar o nível açúcar no sangue. Além disso ajudar na perda de peso, previne o diagnóstico de diabetes.

Leia também: Café pode prevenir diabetes, diz estudo

Pode aliviar sintomas da menopausa

menopausa costuma causar alguns efeitos colaterais, como ondas de calor, dificuldade para dormir e o possível ganho de peso. Além disso, outro sintoma comum são as dores de cabeça, que são aliviadas pela tribulus terrestris devido ao seu leve efeito analgésico.

Leia também: Como evitar o ganho de peso na menopausa

Cuidados no consumo de tribulus terrestris

  • Não é recomendada a ingestão do chá feito dessa erva, apenas as cápsulas de suplementação
  • Por fim, apesar da crença de que o seu suplemento ajuda no ganho de massa magra (hipertrofia), não há comprovações científicas completamente concretas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo