Triatlo: O que é, como funciona e quais os benefícios

Bem-estar Movimento
09 de Março, 2020
Triatlo: O que é, como funciona e quais os benefícios

O triatlo é modalidade esportiva que combina de forma sequencial e sem interrupção natação, ciclismo e corrida. Foi criado em 1974, em um treinamento de férias, nos Estados Unidos. Para conquistar o primeiro lugar, o atleta deve ser o primeiro a cumprir os 51,5 quilômetros totais de prova, divididos em 1,5 km na natação, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida (no caso das regras olímpicas).

Como funciona?

É necessário que o indivíduo tenha um condicionamento físico adequado para os três esportes. Assim, começar a treinar pela corrida é o mais indicado, pois a adaptação para as outras modalidades ficará mais simples.

O treino deve ser semanal e com distâncias menores que as estabelecidas, para que o atleta comece a pegar o ritmo do triatlo. Com o passar do tempo, os níveis de dificuldade são aumentados a fim de estabelecer o condicionamento ideal.

Geralmente, fadiga e incômodos musculares aparecem no começo. Por isso, é preciso ter acompanhamento com especialistas, como educador físico, fisioterapeuta e ortopedista.

Natação

A primeira etapa é dada a largada com todos os competidores posicionados lado a lado em uma linha horizontal. Dessa forma, a marcação é feita por boias no mar, que servem como guias para os atletas. 

Portanto, a falta ocorre quando um dos adversários atrapalha o rendimento do outro, gerando 30 segundos de punição na área de transição para a etapa seguinte. 

Ciclismo

Após a natação, cada competidor terá sua marcação de tempo para chegar ao local. No ciclismo, a única regra a ser cumprida é não colocar os pés no chão durante o percurso. 

Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos

Corrida

Já as regras para a corrida são restritas às vestes: não é permitido correr sem camisa, descalço ou utilizando óculos e touca de natação. 

Benefícios do triatlo

Por ser uma prática que envolve a natação, ciclismo e corrida, o triatlo fortalece os músculos de todo o corpo. Além disso, proporciona resultados não só para o físico, como também para o psicológico. Confira outros benefícios:

  • Perda de peso e prevenção da obesidade.
  • Melhora na capacidade do sistema respiratório.
  • Prevenção da diabetes e outras doenças crônicas, como hipertensão e colesterol.
  • Diminuição do risco de osteoporose.
  • Pode combater a depressão.
  • Melhora da autoestima.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia