Triatlo indoor: Conheça a nova tendência fitness

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma das modalidades que mais proporciona diversos benefícios para a saúde. O triatlo indoor é uma prática dentro dessa categoria que consiste em uma mistura de três atividades: nadar, pedalar e correr.

Ter esses três elementos no mesmo treino contribui para otimizar o tempo e trabalhar mais grupos musculares. Ao contrário do triatlo tradicional, o triatlo indoor funciona em locais fechados (como academias) e trabalha o corpo todo, permitindo desenvolver o nível de treinamento. Assim, através dos movimentos, é possível melhorar a força muscular ao mesmo tempo em que o nível cardiovascular é aprimorado. 

O triatlo indoor não é novidade, mas se popularizou ainda mais no período de pandemia por conta do coronavírus, pois pode ser praticado em um ambiente fechado e controlado. Pode trazer benefícios como conforto, praticidade, segurança ao atleta e não há riscos de impacto articular. Além disso, durante uma sessão também é possível queimar até 600 calorias em apenas uma hora. 

No entanto, para realizar o esporte é preciso ter a avaliação de um especialista que irá conhecer o seu condicionamento físico e suas limitações.

Leia também: Triatlo: O que é, como funciona e quais os benefícios

Como funciona uma sessão de triatlo indoor

O triatlo indoor utiliza as três disciplinas que são alternadas com outros exercícios. Podem ser utilizados equipamentos que incluem kettlebells, cordas, TRX, elásticos mini band ou exercícios com o peso corporal. 

Leia também: Quais exercícios você precisa de acordo com cada objetivo

Para praticar, busque estar sempre com um profissional da área ao seu lado para auxiliar os movimentos corretos. Dessa maneira, em alguns casos os treinos podem ser realizados em grupo e em diferentes competições, seja por tempo ou distância. 

No geral, uma sessão pode ter entre 45 e 60 minutos de duração e você pode colher os benefícios em poucas semanas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo