Tremor nos olhos por estresse: Saiba como controlar

Você já sentiu os seus olhos tremendo involuntariamente? Apesar de as causas serem diversas, o estresse é o principal motivo para surgir o tremor nos olhos. Isso porque conforme o estresse e a ansiedade se tornam excessivos, consequentemente, o corpo mostra sinais de que aquilo não está fazendo bem.

Também conhecidos como mioquimia, as contrações involuntárias são rápidas, espontâneas e, apesar de mais comuns na pálpebra, podem ocorrer em um ou mais músculos da região. Dessa maneira, os tremores nos olhos costumam ser benignos e não causam dores.

A mioquimia pode surgir em qualquer pessoa que esteja passando por altos níveis de estresse, fadiga, excesso de trabalho, ansiedade e sono de má qualidade. Além disso, outras causas para os tremores nos olhos ocorrerem incluem:

  • Excesso de cafeína;
  •  Passar muito tempo em frente ao computador;
  • Fadiga;
  • Ressecamento dos olhos;
  • Falta de vitaminas;
  • Alergias.
comer bem e cuidar da mente

Como controlar o tremor nos olhos

Na maioria dos casos, os tremores nos olhos são desencadeados pelo estresse. Portanto, veja algumas dicas que podem te ajudar a se manter mais calmo:

Ter uma dieta saudável

Seguir uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) concentrada em alimentos saudáveis é essencial tanto para a saúde física, quanto mental, contribuindo para a redução do estresse. Portanto, opte por vegetais e frutas, de preferência na sua raiz original. Além disso, evite o abuso de álcool, cafeína e cigarro.

De acordo com estudos, há uma ligação entre uma dieta mais saudável e níveis mais altos de serotonina (o hormônio da felicidade).

Fazer exercícios

Os exercícios físicos são fundamentais para o bem-estar em geral, especialmente para diminuir os níveis de estresse.

Sendo assim, busque atividades que lhe proporcionem prazer, seja caminhada, natação, musculação, yoga, entre outros. O importante é se movimentar sempre que tiver tempo. 

Técnicas de relaxamento

Optar por técnicas de relaxamento como a meditação e o yoga são ótimas formas de aliviar o nervosismo. Isso porque durante as sessões a sua atenção é voltada apenas para si mesmo, no presente. Assim, são feitos exercícios de respiração profunda, até que cada músculo do seu corpo esteja totalmente relaxado.

Leia também: Como lidar com o estresse

Cozinhar diminui o tremor nos olhos

Cozinhar também é uma ótima maneira de afastar o estresse, pois envolve uma boa dose de criatividade e, quando você segue uma receita, deseja obter os melhores resultados. 

Leia também: Quando o estresse e ansiedade podem ser bons

Dessa maneira, ao exercitar sua criatividade, você tem um cuidado maior ao preparar a comida. Com isso, sua comida será ótima e você se sentirá melhor.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo