Treino Upper/Lower: Entenda o que é e benefícios

Se você está buscando aumentar a força e alcançar a hipertrofia, o treino upper/lower pode ser uma ótima opção. 

Basicamente, o treino upper/lower trabalha a região dos membros superiores do corpo em um dia e os inferiores no outro. Além de ser essencial para a hipertrofia, também é importante para aumentar a força, o condicionamento físico, a resistência e a mobilidade.

Dessa maneira, os resultados do treino irão depender do seu objetivo. Isso inclui os tipos de exercícios escolhidos, número de séries, repetições, tempo de descanso, entre outros. 

Por exemplo, geralmente, os treinos de hipertrofia possuem poucas repetições, tendo 100% da carga que o músculo aguenta, e mais intervalos entre elas. Por outro lado, os de resistência possuem mais repetições, porém até 60% da carga máxima.

Você pode seguir o exemplo abaixo e treinar quatro vezes por semana:

  • Segunda: Membros inferiores;
  • Terça: Membros superiores; 
  • Quarta: Descanso;
  • Quinta: Membros inferiores;
  • Sexta: Membros superiores.

No entanto, antes de mais nada é importante saber que assim como qualquer outro treino, para praticar o upper/lower é necessário ter o auxilio de um educador físico. Pois com a ajuda de um profissional, você terá mais resultados e irá evitar possíveis lesões.

Leia também: Cadeia cinética aberta e fechada: Você sabe o que é?

Benefícios do treino upper/lower

  • Melhor recuperação muscular: Quando trabalhamos os membros inferiores em um dia e os superiores no outro, o descanso entre os grupos musculares é maior. Assim, a recuperação ocorre de uma forma melhor e você se sente ainda mais disposto para realizar os exercícios no dia seguinte.
  • Aumento da força: Um dos principais benefícios do treino upper/lower é o aumento da força. Isso porque através deste sistema de treinamento, é possível treinar intensamente e ao mesmo tempo ter um tempo de descanso maior.

Leia também: Treino de dorsais: Confira os melhores exercícios

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo