Treino tri-set: O que é e quais são os benefícios

Boa parte dos frequentadores de academias busca iniciar a rotina de exercícios físicos para ganhar massa magra. Pode ser difícil obter os resultados rapidamente, por isso há diversas modalidades de treinamento para escolher. Uma delas é o treino tri-set, que aumenta a intensidade e potencializa os ganhos.

Com o objetivo semelhante ao treino bi-set, a diferença entre os dois é que o treino tri-set consiste em realizar três exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, seguidos de um descanso. Dessa maneira, ocorre o aumento de massa magra e, consequentemente, alcançar a hipertrofia. 

Além disso, o tri-set gera um estresse metabólico, o que estimula a hipertrofia muscular. Isso porque ele é resultante de exercícios intensos e que, consequentemente, aumentam a acumulação metabólica. Assim, o treino bi-set reduz o tempo de treino, o que é uma ótima alternativa para quem não tem tanta disponibilidade para treinar. Além disso, por exigir um grande esforço, também pode proporcionar um maior gasto calórico e contribuir para a perda de peso. 

Contudo, esse método de treinamento é para pessoas que possuem um bom condicionamento físico e já estão acostumadas a praticar atividades intensas.

Leia também: Treino pirâmide: O que é e quais são os benefícios

Como funciona

Assim como o bi-set, o treino tri-set é realizado com 3 a 4 séries e 10 a 20 repetições para cada exercício. Já o intervalo entre eles é de 30 a 60 segundos. 

Durante a execução dos movimentos, é fundamental que você diminua a carga, porque o nível de esforço é muito alto. O ideal é que seja utilizado 40 a 60% do peso que você usa normalmente.

Leia também: Treino drop-set: Saiba como utilizar esse método

Alguns exercícios que podem ser feitos com o treino tri-set incluem:

  • Crossover com halteres.
  • Crossover na máquina.
  • Elevação lateral com halteres.
  • Tríceps com corda.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo