Treino pirâmide: O que é e quais são os benefícios

Se você deseja tonificar o seu treino para ganhar ainda mais massa massa magra e resistência muscular, o treino pirâmide pode ser uma ótima alternativa. Existem diversos métodos para ajudar a manter os praticantes motivados e alcançar seus objetivos mais rapidamente. O treino pirâmide é um deles, em que o objetivo é aumentar a carga dos exercícios no decorrer das séries e diminuir o número de repetições. Assim, trabalhando a força e a resistência muscular.

Leia também: Musculação: O que é, benefícios e principais tipos

Como funciona

Dentro desse sistema de treinamento há duas variações principais. A primeira é a pirâmide crescente, que começa com um peso mais baixo e vai aumentando ao decorrer das séries e as repetições vão diminuindo. 

Por exemplo, você realiza uma série com 12 a 16 repetições, numa intensidade leve. Na próxima série, você irá aumentar a carga e diminuir as repetições e assim sucessivamente, para que na última sequência você realize quatro a seis repetições com carga máxima. Todas com descanso de 1 a 3 minutos.

Dito isso, a pirâmide crescente é uma ótima oportunidade de preparar os músculos para esforços mais intensos. 

Já a pirâmide decrescente funciona ao contrário. Ou seja, a proposta é iniciar com poucas repetições e uma carga alta. Portanto, deve-se o número de repetições aumenta gradativamente no decorrer da série e o peso é reduzido – obedecendo o mesmo descanso. 

Além disso, também existe uma combinação dos dois métodos, que é conhecida como pirâmide crescente-decrescente. Dessa maneira, essa variação é utilizada em séries mais longas que começam e terminam com cargas leves e várias repetições, ou tem cargas pesadas e poucas repetições. Como a realização deste método é mais intensa, a tendência é que ao chegar na série 5 você provavelmente não irá conseguir fazer tantas repetições quanto nas primeiras séries.

Além disso, é importante ressaltar a importância do auxilio de um profissional que irá indicar qual modalidade do exercício é mais indicada, respeitando suas limitações.

Leia também: HIIPA: Conheça a tendência fitness semelhante ao HIIT

Benefícios

O treino pirâmide é indicado para quem busca aumentar a carga nos seus treinos e, também para quem deseja aquecer os músculos de maneira mais eficiente. Isso porque por fazer um aquecimento profundo, o método evita a fadiga durante o treino, além de poder ser feito em todos os grupos musculares.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo