Treino metabólico: O que é e quais os benefícios

O treino metabólico – também conhecido como MetCon – é um método de treinamento que tem como objetivo aumentar o gasto calórico do corpo por meio de vários exercícios. Isso porque durante os exercícios, o corpo é submetido a movimentos de alta intensidade, o que faz a temperatura aumentar consideravelmente. Dessa forma, a taxa metabólica é estimulada e a perda de calorias aumenta durante e após o treino. 

Contudo, a eficácia do treino, para quem deseja emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) , é ainda maior se você tem uma dieta equilibrada, baseada no plano alimentar feito por um nutricionista.

Principais características do treino metabólico

Ritmo cardíaco elevado

Um dos principais fatores do treino metabólico é que os batimentos cardíacos se elevam durante um período. Pois, estamos lidando com um treino intenso e, com isso, o corpo precisa de mais suprimento sanguíneo. 

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Treinos intensos e curtos

Na condição metabólica os intervalos entre cada série são menores, sendo abaixo de 1 minuto, e as repetições mais longas, geralmente superiores a seis. Porém, apesar de serem mais curtos, eles são altamente intensos.

A duração de uma sessão de treino metabólico pode variar entre 15 a 45 minutos, dependendo da periodização, do objetivo e do condicionamento físico de cada aluno.

Comece devagar

Este tipo de treino é indicado para um grupo de pessoas com um condicionamento físico mais elevado. Portanto, se você não está acostumado com exercícios de alta intensidade e seu objetivo for , é fundamental conversar com um especialista antes. Assim, é possível se adaptar e alcançar os melhores resultados com segurança, evitando lesões.

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Busque variar os estímulos

Variar os estímulos no treino metabólico é essencial para causar ainda mais impacto em todas as vias metabólicas e otimizar o estímulo tensional.

Por exemplo, realizar as séries com repetições até a falha muscular. Em seguida, no período de descanso, ter um estímulo aeróbico que pode incluir diversas atividades, como pular corda ou fazer polichinelo.

Benefícios do treino metabólico

O treino metabólico pode ser realmente benéfico quando feito regularmente, especialmente para atletas corredores. Veja alguns deles:

  • Fortalecimento muscular;
  • Evita lesões;
  • Aumento da massa magra;
  • Queima calorias;
  • Trabalha os membros superiores e inferiores ao mesmo tempo;
  • Melhora a eficiência metabólica;
  • Ajuda a melhorar a postura.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo