Treino em casa: Acessórios que não podem faltar

É possível e eficaz fazer um treino em casa e ter bons resultados utilizando apenas o peso do corpo. Mas, e se quiser adicionar acessórios, como fica?

Os acessórios podem ser utilizados em qualquer nível de condicionamento, mas, em geral, quando iniciamos o treino em casa, eles se fazem necessários à medida que vamos nos tornando mais fortes e resistentes. Eles são essenciais para fornecer novos estímulos ao corpo.

7 acessórios que não podem faltar no treino em casa

Cadeira

Ela permite aumentar a amplitude de alguns movimentos, adaptar outros, e ainda, dificultar. Alguns exemplos de exercícios são o tríceps, abdominal e passada no banco ou cadeira, extensão dos joelhos (esse pode ser combinado com caneleiras) e adaptação de agachamento para iniciantes.

Vai malhar em casa? Nós temos tudo o que você precisa para cuidar do seu corpo e sua saúde

Vassoura

Seja para manter o equilíbrio ou adicionar dificuldade, a vassoura é multifunções nos treinos em casa. Com ela, podemos fazer exercícios como desenvolvimento, elevação frontal, afundo, agachamento e remada.

Caneleiras

Para quem está buscando maior definição, essa é uma das peças principais. As caneleiras permitem que todos os exercícios que são feitos principalmente para membros inferiores, sejam realizados com maior complexidade. Para quem está começando, 1 a 2 quilos já são suficientes.

Halteres

O melhor amigo dos ombros, peito, costas e braços. Os famosos pesinhos permitem trabalhar exercícios para membros superiores, dando maior definição a eles. Assim, para quem quer está focando no crescimento e fortalecimento dos músculos, essa é uma das melhores e que possui mais diversificadas maneiras para trabalhar a região superior.

Leia também: Levantar peso queima quantas calorias?

Tapete

Desde práticas simples, até as mais complexas, o tapete possibilita um maior conforto durante o treino em casa. Ele é muito utilizado para modalidades como yoga e alongamento, mas também pode estar presente na sua série de abdominais e de exercícios com caneleiras.

Mini Band/Elástico

Se de todos esses, você só puder escolher um para comprar, compre os elásticos. Isso porque eles são acessórios extremamente acessíveis, não ocupam espaço e se encaixam em muitos exercícios, oferecendo maior resistência aos movimentos do corpo todo. O mais legal é que você pode escolher entre elásticos fracos, médios e fortes e muitos deles são vendidos juntos.

Leia também: Elásticos para malhar: Conheça o mini band

Cordas

Por último, e não poderia faltar, as cordas são acessórios simples que também não ocupam espaço e permitem a realização de um bom cardio em qualquer lugar. Esse tipo de treino auxilia na perda de gordura e na melhora rápida do sistema cardiorrespiratório. Desde pular infinitamente até alternar exercícios com o saltos compondo um HIIT, esse acessório pode ser a chave principal do emagrecimento.

Leia também: Levantar peso ou usar o peso do corpo: O que é melhor?

Sobre o autor

Leticia Gaspar
Leticia Gaspar
Formada em Educação Física na UNIFESP, desenvolve pesquisas socioculturais na faculdade e tem experiência com modalidades para condicionamento e emagrecimento com adultos e idosos.