Treino drop-set: Saiba como utilizar esse método

Se você busca a hipertrofia muscular (aumento da massa magra) provavelmente conhece os diversos tipos de métodos de treinamento, incluindo o treino drop-set. O treino drop-set é um sistema de treinamento avançado em que se leva o músculo ao limite com um conjunto de repetições, sem descanso. 

Dessa maneira, o exercício se inicia com uma carga alta e um número maior de repetições. No entanto, ao atingir a fadiga máxima o peso é diminuído em 20 a 30%. Por exemplo, se sua série for de 10 repetições com 10 quilos, você irá realizá-la normalmente e, depois de terminar, diminuirá o peso para 7 ou 8 quilos e fará mais uma série com quantas repetições aguentar.

Sendo assim, o treino drop-set leva os músculos ao limite em um curto período de tempo, o que contribui para o aumento de massa muscular. Além disso, gera um grande gasto calórico e pode ajudar a perder peso. 

Leia também: Recomposição corporal: Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo

Como realizar

Para realizar o método drop-set é fundamental ter um profissional de educação física por perto, para que os movimentos sejam executados da forma correta. Além disso, essa técnica promove o ganho muscular por meio da fadiga, por isso, a recuperação não pode ser deixada de lado. Pensando nisso, tenha uma semana de descanso entre os treinos. 

Leia também: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?

Como já dito, durante o drop-set o peso é diminuído em 20% a 30% da carga anterior. Portanto, você iniciar o supino com 20kg, após a fadiga, irá reduzir o peso para 15 kg e assim sucessivamente. A quantidade do peso que será diminuída depende de quantas séries serão feitas. 

Para garantir a segurança, você pode optar por começar usando o método em exercícios isolados, que trabalham apenas um grupo muscular.

Leia também: Cronologia: O que acontece com o corpo quando você começa a treinar

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo