Treino de musculação: Como saber a hora de mudar o seu

Se você está na academia há alguns meses, já deve ter notado que o instrutor está sempre mudando os exercícios, as séries e repetições do seu treino de musculação. Mas você sabe por que isso ocorre?

O nosso corpo tende a se adaptar à atividade física após quatro a seis semanas e, com isso, os resultados começam a diminuir. Por isso, quem busca se desenvolver constantemente deve mudar os exercícios, cargas e repetições regularmente. Assim, os músculos são mais estimulados para potencializar os resultados.

Além disso, é importante não repetir o mesmo treino todos os dias, pois isso interrompe o processo de recuperação natural do organismo. Uma recuperação insuficiente pode causar danos aos tendões, ligamentos e articulações. Ainda, a falta de recuperação a longo prazo também pode levar ao overtraining ou Síndrome do Sobretreinamento, que ocorre quando o corpo entra em um estágio de colapso crônico pelo excesso de exercícios.

Leia também: Overtraining: Os perigos de treinar em excesso

Está na hora de mudar o treino de musculação?

Apesar de variar de acordo com o condicionamento da pessoa, no caso da musculação, o indicado é que a troca de treino aconteça a cada quatro ou oito semanas. 

Quando você sentir que o seu rendimento está fraco e que os seus resultados não estão surgindo da forma como deveriam, é hora de mudar o treino. Outro indicador é quando você percebe que os exercícios estão ficando fáceis demais.

Dessa maneira, o instrutor irá direcionar o melhor caminho para você mudar o seu treinamento. De forma geral, a mudança pode acontecer de diversas formas. Por exemplo, você pode trocar os exercícios ou somente a carga, o número de repetições e séries, o período de descanso ou até mesmo a velocidade dos movimentos.

Leia também: Existe problema em fazer o mesmo treino todos os dias?

No entanto, não é recomendado fazer a troca de treino em excesso, porque isso pode trazer resultados negativos para o seu corpo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo