Treino bi-set: Conheça a metodologia de hipertrofia

O treino bi-set é uma das modalidades de treino mais conhecidas pelos frequentadores de academia. Um método eficiente para aumentar a intensidade e volume do treino, ideal para quem tem o objetivo de alcançar a hipertrofia. Dessa maneira, o treino bi-set consiste em realizar dois exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular ou em músculos antagonistas, em sequência e sem descanso. 

Por ser realizado até a falha (alcançar a fadiga), é um treino indicado para pessoas mais experientes na musculação. Além disso, se você tem pouca disponibilidade para treinar, o treino-biset é uma ótima alternativa. Isso porque você faz menos intervalos do que em um treino comum. 

No entanto, esse método não é recomendado para pessoas com doenças cardiovasculares. Pois o bi-set tem várias repetições e pode aumentar a pressão arterial.

Leia também: Treino pirâmide: O que é e quais são os benefícios

Como funciona

Para praticar o treino bi-set, você pode experimentar em um treino para o peito, como o supino. Por exemplo, inicia-se o exercício e, em algum momento, se atinge a falha ou chega ao número de repetições que foi estabelecido como meta. Sem descansar, você começa outro exercício. 

Leia também: HIIPA: Conheça a tendência fitness semelhante ao HIIT

Assim, quando usamos dois exercícios para o mesmo grupo muscular, o processo de otimização das fibras musculares ocorre. Além disso, também temos um estresse metabólico e tensional alto, o que ajuda ainda mais a potencializar os ganhos e desenvolver a hipertrofia.

Geralmente, são realizadas 3 ou 4 séries, pois mais que isso pode gerar um volume excessivo e atrapalhar a recuperação muscular. Já as repetições, são de 10 a 20 para cada movimento e 1 a 2 minutos de descanso.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo