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Treinar com o estômago vazio queima o dobro de gordura

Muito se comenta sobre os possíveis benefícios de malhar de estômago vazio – o famosos jejum – para quem pretende perder peso. Mas agora, um estudo da Universidade de Bath, na Inglaterra, constatou que jejuar é sim uma prática aliada do emagrecimento.

Isso porque, de acordo com a pesquisa, comer só depois de treinar pode trazer mais vantagens para a queima de gordura. Assim, de acordo com a análise, quem faz exercícios físicos de estômago vazio consegue queimar o dobro de gordura em comparação a quem ingeriu um pré-treino. Também, os adeptos da prática apresentam melhores resultados em relação à sensibilidade à insulina, além de níveis mais alto de proteínas nos músculos.

Como foi o estudo

Os especialistas da universidade inglesa recrutaram 30 homens acima do peso e sedentários. Então, foram testados a aptidão para a prática de atividades físicas e resultados de sensibilidade à insulina. Depois, os voluntários foram divididos em três grupos. O primeiro continuou com sua rotina habitual. Já o segundo foi aconselhado a beber um shake de baunilha duas horas antes de se exercitar. O último grupo recebeu um líquido saborizado, mas sem calorias (placebo) para ingerir antes das atividades físicas. 

Desse modo, três vezes por semana, durante o período da manhã, esses grupos realizaram exercícios em bicicleta ergométrica a um ritmo moderado com supervisão. 

Os pesquisadores ainda monitoraram os batimentos cardíacos e a quantidade de gordura e açúcar que os voluntários queimavam, além de verificar como se sentiam durante a atividade física. 

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O resultado favorável ao estômago vazio

Ao final de seis semanas, a equipe concluiu que o exercício em jejum, com alimentação posterior à prática, apresenta resultados levemente melhores para a queima de gordura muscular.

Entretanto, os autores da pesquisa salientaram que pessoas que não conseguem se exercitar pela manhã ou de estômago vazio não devem tentar utilizar essa técnica. Isso porque, para os cientistas, apenas fazer exercício regularmente já ajuda a evitar problemas de saúde.

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