fbpx

Dicas de como treinar em casa

Manter a saúde mental e física é crucial sempre, especialmente durante esse período difícil de epidemia do coronavírus. Mas, seguir uma rotina regular de exercícios é uma excelente maneira de ficar bem. 

Academia fechada por tempo indeterminado não é desculpa para se tornar sedentário e inativo em momentos extremos como esse. Pois, é mais que possível e eficaz treinar em casa e ter bons resultados. Malhar no conforto do lar vai garantir que você ainda possa aumentar a frequência cardíaca, suar, fortalecer os músculos e liberar energia e emoções reprimidas. 

O que você precisa? Não é muito: Um espaço para se movimentar com segurança, o peso do próprio corpo e, para completar, um aplicativo com recursos gratuitos que guie seus treinos e passe todas as coordenadas para a execução correta dos exercícios. A seguir, veja dicas para tornar a malhação em casa uma atividade natural e prazerosa. 

Coloque o treino na nova rotina

Que tal aproveitar o tempo em casa e colocar em prática as metas fitness que foram estabelecidas para esse ano? Não tem como fugir: para tornar a malhação um hábito, é preciso incluí-la nas tarefas do dia a dia, sem desculpas. Assim, ponha na agenda os dias e horários que vai malhar – e respeite esse cronograma. Seja usando o calendário do Google ou apenas escrevendo sua lista de atividades, definir uma programação de exercícios pode ajudá-lo a continuar focado. A intenção é tornar a prática comum e essencial, como trabalhar. 

Escolha um cômodo ou espaço da casa

Assim como o cantinho do home office, é preciso destinar um local específico para treinar em casa. Se não for possível ter um cômodo separado apenas para essa finalidade, crie um cantinho especial para “montar” sua academia caseira. Isso vai estimular o cérebro e mandar a informação de que você está em seu ambiente de exercícios físicos toda vez que estiver lá. Portanto, evite comer, ver televisão ou realizar outras atividades que não sejam relacionadas aos treinos neste espaço. 

Vista-se como se fosse ir para a academia

Da mesma maneira que o cantinho especial para os treinos estimula o cérebro, estar com a roupa de academia, mesmo malhando em casa, faz com que a mensagem de “momento fitness” seja transmitida. Também, tirar o pijama e colocar um look mais apropriado para se mexer trabalha a motivação e estimula a execução das atividades físicas.  

Faça download do app Workout

Você se convenceu de que treinar em casa é a melhor solução, mas não sabe por onde começar? O aplicativo Workout, uma plataforma focada em exercícios para se fazer em casa, é a orientação e motivação que você precisa. Inicie uma avaliação gratuita de 30 dias deste aplicativo e teste vários estilos de treino diferentes. Yoga, pilates, alongamento, HIIT, relaxamento, treinos funcionais são algumas das modalidades que estão no app, do nível iniciante ao avançado. Você encontrará de tudo, desde exercícios com peso corporal até treinos projetados para mulheres grávidas. Uma infinidade de possibilidades para acabar com desculpa de que ficar em casa é sinônimo de não se mexer. 

Escolha uma playlist animada

treinar em casa

Uma boa lista de músicas pode garantir a diversão e o comprometimento com as atividades, além de agir como uma ferramenta motivacional para quem precisa de mais “vontade” para concluir os exercícios. 

Além disso, música também pode melhorar o humor. Isso porque ela aumenta os níveis de serotonina (hormônio da felicidade), o que faz com que qualquer experiência seja melhor. Portanto, se você está pensando em deixar o treino para outro dia, faça uma playlist e aproveite seus exercícios hoje.

Use e abuse do peso corporal

A maneira mais simples de malhar em casa é usar seu próprio corpo. Há uma variedade de exercícios eficazes para o peso corporal que podem ajudá-lo a desenvolver força, resistência e queimar calorias. 

Improvise com cadeira e vassoura se não tiver acessórios

Os acessórios podem ser utilizados em qualquer nível de condicionamento, mas, em geral, quando iniciamos o treino em casa, eles se fazem necessários à medida que vamos nos tornando mais fortes e resistentes. Eles são essenciais para fornecer novos estímulos ao corpo. Portanto, se você não tem halteres, caneleiras e elásticos, aproveite esses e outros os objetos comuns da casa. 

Seu treino, do seu jeito | Workout

O Workout propõem uma nova experiência: Entendemos o seu condicionamento, seu objetivo, e criamos um plano de treinos exclusivamente SEU. Vamos levar você ao resultado de forma rápida, eficaz e profissional.