Treinamento resistido: O que é e quais são os benefícios

O treinamento resistido é formado por exercícios que trabalham a resistência do corpo. Geralmente, são feitos com pesos e podem trazer diversos benefícios.

Sendo assim, este tipo de treino é indicado para evitar o cansaço muscular. Ou seja, para acostumar o corpo com a atividade física e evitar dores. Também pode ser uma ótima opção para pessoas sedentárias.

No treinamento resistido, a carga representa a resistência. Além disso, outros fatores também influenciam na montagem do treino. Como por exemplo: volume, escolha e ordem dos exercícios, tempo de descanso, carga utilizada e número de repetições.

Por ser de baixo impacto, é indicado para todas pessoas. Além disso, quem o pratica pode adaptá-lo de acordo com as limitações e pelo controle da carga. 

Do ponto de vista estético, o maior destaque vai para o ganho de resistência e de massa muscular. 

Benefícios

  • Ganhar força e resistência muscular.
  • Diminuir de gordura corporal.
  • Aumentar de massa magra.
  • Favorecer uma melhor aptidão física. 

Exemplos de treinamento resistido

  • Circuito. É a realização dos exercícios de um programa de treino, com um intervalo mínimo entre os equipamentos.
  • Bi-Set: O treino bi-set é eficiente para aumentar a intensidade e volume do treino. Portanto, quem quer ganhar massa magra deve praticar. Assim, vale realizar dois exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular ou em músculos antagonistas, em sequência e sem descanso. Por exemplo, supino e leg press.
  • Tri-Set. O objetivo é semelhante ao treino bi-set. Contudo, a diferença entre os dois é que no treino tri-set você deve realizar três exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, seguidos de um descanso.
  •  Super-set. No treino super-set você faz exercícios diferentes em dois grupos musculares, em sequência e sem descanso entre eles. Assim, contribui para o ganho de massa e ajuda no emagrecimento.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo