Transtorno de ansiedade por doença: Sintomas e tratamento

Medo de contrair doenças e ter uma obsessão excessiva em achar que estar sempre doente, buscando sintomas na internet, pode ser um sinal do transtorno de ansiedade por doença. Apesar de também ser conhecido como hipocondria, o termo foi abandonado devido à conotação negativa. Nos dias atuais o transtorno de ansiedade por doença é uma patologia reconhecida pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Dessa maneira, indivíduos com este distúrbio ficam extremamente preocupados com apresentar uma doença. A angústia gerada pelo medo pode dificultar as atividades cotidianas, interferindo na identidade e na autoimagem da pessoa. 

Geralmente, o transtorno de ansiedade por doença costuma ter início no começo da idade adulta, afetando tanto  igualmente homens quanto mulheres.

comer bem e cuidar da mente

Como identificar o transtorno de ansiedade por doença

Para o paciente ser diagnosticado com o transtorno, é necessário apresentar alguns dos sintomas a seguir: 

  • Estar em um estado de preocupação constante que já dura mais de 6 meses;
  • Angústia em contrair diferentes doenças ou em sofrer de determinados transtornos psicológicos.
  • Fica assustado com facilidade diante de qualquer incômodo como coceira na pele, dor no estômago, dor de garganta, tosse, etc.
  • Ir frequentemente a consultas médicas e mesmo com resultados positivos nos exames, busca mais opções para descobrir se realmente está doente.

Causas

A causa da ansiedade por doença pode ter diversos motivos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Madhya Pradesh, na Índia, as razões principais para o surgimento do transtorno incluem:

  • Abusos na infância;
  • Antecedentes familiares com a mesma condição;
  • Depressão;
  • Transtorno de ansiedade (fobias, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros).

Leia também: Transtorno de estresse agudo: O que é, sintomas e tratamento

Tratamento

A boa notícia é que há solução para este transtorno. Geralmente, o tratamento é feito por meio da psicoterapia, em que o terapeuta ajudará o paciente a encontrar as razões que levam ao medo irracional. 

Ao longo do tempo, o paciente conseguirá lidar melhor com seus pensamentos e emoções, se tornando mais tranquilo em relação a doenças.

Além disso, em casos mais graves, pode ser recomendado o uso de ansiolíticos ou antidepressivos por um médico psiquiatra.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo