Como cuidar da saúde mental enquanto trabalha em casa

Em tempos de coronavírus e quarentena, algumas empresas adotaram o home office como uma medida preventiva para barrar o vírus Mas, a fantasia de que quem trabalha em casa tem mais tempo livre e flexibilidade pode rapidamente se desfazer pela realidade de ausência de cronograma, limites e falta de interação social.

Do lado de fora, evitar o deslocamento e o trânsito diários para trabalhar do conforto do lar pode parecer o estilo de vida perfeito. Porém, quando não há organização e planejamento, o cenário pode ser bem diferente. Trabalhar mais horas do que em um dia no escritório, comer com pressa e perder o contato com os amigos são algumas das questões comumente relatadas. 

Quando você pode literalmente sair da cama e começar a trabalhar, pode ser extremamente difícil sair de casa. Assim, ficar lá dentro para se concentrar no trabalho pode se tornar um hábito doentio. 

Contudo, apesar dos desafios, quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. Para isso, cuidar do bem-estar físico e mental deve fazer parte de qualquer plano para mudar sua vida profissional para fora do escritório e para sua casa. 

Veja dicas de como administrar a saúde mental enquanto trabalha em casa, definir prioridades profissionais e pessoais e controlar os níveis de estresse

Tente trabalhar um número definido de horas por dia

Quando se tem a flexibilidade de criar sua própria programação, também é mais fácil se sobrecarregar. Assim, é especialmente difícil ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal se você está trabalhando onde mora. Por isso, para evitar o desgaste, temos que fazer um esforço consciente para definir horários. Isso significa que não é necessário verificar ou responder e-mails após o expediente. Pois, quando dominamos nossos limites, temos espaço para desconectar e nos divertir.

Encontre um espaço exclusivo para trabalhar

Nada de produzir da cama ou no sofá da sala. Se não for possível ter um cômodo destinado apenas para o trabalho, crie um cantinho especial para o home office. Assim, evite comer, ver televisão ou realizar outras atividades que não sejam relacionadas ao mundo corporativo nesse espaço. 

Limpe seu espaço

Trabalhar em um ambiente limpo é muito importante. Uma mesa limpa aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho.

Dessa forma, terminar o dia com essa prática também pode ser útil para que o tempo de inatividade após um dia atarefado possa ser produtivo à sua maneira.

Lembre-se que o poder que nosso espaço tem sobre nossas vidas pode nos ajudar a manipular esses lugares para obter o que precisamos deles.

Leia também: Como dormir melhor usando o Feng Shui

Faça pausas

A regra de não comer na frente do computador também é válida para quem faz home office. Portanto, é essencial encontrar um tempinho para comer, tomar um café ou até mesmo descansar um pouco a cabeça no meio do expediente. 

Invista na aromaterapia

A aromaterapia consiste em uma técnica natural que utiliza óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Você pode encontrar diversos produtos que proporcionam um perfume maravilhoso e relaxante para o seu home office. Além disso, pesquisas mostram que existem benefícios reais para aliviar o estresse, ajudando a criar um lugar tranquilo e aconchegante para quem trabalha em casa.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Proteja sua saúde física e mental

Atente-se à postura enquanto está sentado, certificando-se que a mesa e cadeira estão na altura e posição adequadas. Também é válido praticar alongamento e até meditar no começo, meio e final do dia. Para manter o hábito de alívio do estresse, é importante criar um espaço físico para relaxar. Por exemplo, um jardim ou varanda com cadeiras para você sentar e poder ler um livro, observar a paisagem ou qualquer atividade que você goste de realizar. Assim, você terá um lembrete físico para ajudar a motivar essa prática em sua vida. 

Faça uma coisa por vez

Defina um cronômetro e dê a uma incumbência toda a sua atenção. Não é necessário checar o telefone, clicar nas notificações, navegar online – absolutamente nenhuma multitarefa. Deixe esse afazer tomar o centro do palco até o cronômetro disparar.

Não esqueça as plantas

Planta geralmente dá vida ao espaço. Assim, é uma maneira rápida de animar quem trabalha em casa. O ideal é escolher plantas que funcionem na sua área e rotina. Se você tem medo de não se lembrar de regá-las com frequência, opte pelas suculentas ou cactos.

Leia também: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.