Toranja (grapefruit): Propriedades e benefícios da fruta

A toranja, em inglês chamada de grapefruit, é uma fruta cítrica típica da porção Norte do continente americano. Ainda pouco consumida no Brasil, ela é rica em propriedades excelentes, a exemplo de minerais como potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas, especialmente a C, e antioxidantes. Ela chama atenção por seu tamanho – apesar de parecida com a laranja, ela é maior – e por sua bela cor, um tom de laranja levemente rosado.

Leia mais: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios

Benefícios de consumir a toranja

Previne a anemia

Apesar de não ser especialmente rica em ferro – o mineral cuja deficiência causa a anemia, a toranja é rica em vitamina C, que é essencial para a melhor absorção do mineral. Portanto, consumir toranja pode ajudar na prevenção da anemia, a redução da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

Leia também: Vitamina C pode proteger do coronavírus?

Imunidade fortalecida

É também devido à sua abundância em vitamina C que a toranja ajuda a garantir que a imunidade se mantenha fortalecida. Uma imunidade fortalecida assegura que a ação protetora do sistema imunológico seja mais eficiente. Sendo assim, é menos provável que o organismo seja prejudicado por doenças e inflamações.

Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Pele jovem e saudável

Além disso, suas propriedades previnem o chamado “envelhecimento precoce”, que é provocado pela ação de radicais livres no corpo. O estresse oxidativo, decorrente da ação dos radicais livres, é o responsável pelo surgimento de rugas e linhas de expressão. Portanto, esse processo é aliviado graças aos antioxidantes e demais propriedades anti-inflamatórias presentes na composição da fruta.

Protege a saúde do coração

Além das vitaminas, minerais e antioxidantes, a fruta é também fonte de fibras. Em razão disso, a saúde do coração é beneficiada, uma vez que uma dieta rica em fibras é excelente para prevenir problemas cardiovasculares, pois ajuda a regular a pressão arterial. Não só, a abundância em fibras promove o melhor funcionamento do intestino e, portanto, pode ajudar no emagrecimento.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Corpo cheio de energia

Apesar de não ser uma fruta altamente calórica (cerca de 96 calorias por unidade), ela é uma ótima fonte de energia. Majoritariamente composto por carboidratos complexos, como as fibras, ela rende energia prolongada ao corpo e não provoca picos e quedas drásticos de insulina no sangue.

Leia mais: O que comer antes do treino

Melhora a qualidade do sono

Essa é uma fruta cítrica rica em triptofano, precursor da serotonina (hormônio da felicidade e bem-estar). Sendo assim, tem grande influência sobre a qualidade do sono, a sensação de cansaço e até mesmo sobre o humor. Portanto, consumir a grapefruit pode promover um sono mais tranquilo, relaxante e regulado. Não só, pode ajudar a aliviar sintomas de estresse e ansiedade.

Leia também: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Como consumir a toranja

  • In natura
  • Salada de frutas
  • Sucos
  • Chás
  • Doces, compotas e geleias
  • Óleo essencial

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo