Tontura durante o treino: Saiba como evitar

Se você costuma se alimentar corretamente e se hidratar antes dos exercícios, mas mesmo assim sente tontura durante o treino, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. 

Além dos sintomas indesejáveis, sentir tontura enquanto realiza os exercícios pode atrapalhar seu desempenho nos exercícios. Assim, você levará ainda mais tempo para atingir seus objetivos. Portanto, saiba o que pode causar a tontura e como evitar:

Tontura durante o treino: Motivos e como evitar

Desidratação

Durante os exercícios físicos, perdemos uma grande quantidade de água corporal por meio do suor. A desidratação faz o nosso organismo perder nutrientes importantes, como eletrólitos, sódio, potássio, cloro e magnésio, por exemplo.

Além disso, não se hidratar da forma correta pode trazer consequências graves se não for tratada, como desmaios, problemas renais e até mesmo causar danos na pressão arterial

Por isso, é essencial beber água antes do treino e sempre que surgir a sensação de sede, a fim de repor os nutrientes perdidos e recuperar os músculos. 

Respirar de forma inadequada 

A respiração é fundamental nos exercícios, pois ajuda a realizá-los por mais tempo e com menos esforço. Não respirar da forma adequada pode ser um fator contribuinte para a tontura durante o treino.

Desse modo, yoga e meditação são ótimas alternativas para você aprender a respirar melhor.

Leia também: Treino noturno: Tudo o que você precisa saber

Treinar sem se alimentar

Uma das grandes causas das tonturas é ter baixo teor de açúcar no sangue (hipoglicemia). O que pode acontecer por consequência de uma alimentação irregular e pobre em nutrientes.

Segundo especialistas, o açúcar costuma diminuir rapidamente após a ingestão de doces, até mesmo frutas. Sendo assim, opte por ter uma alimentação balanceada, antes, durante e depois do treino.

Leia também: O que comer antes do treino

Ao sentir tontura durante o treino, pare imediatamente

É importante ressaltar que no momento em que você sentir tontura enquanto treina, deve parar imediatamente para descansar, evitando possíveis desmaios.

Por fim, caso sinta dores no peito, batimentos cardíacos muito acelerados, alterações na visão e dificuldade para movimentar membros, procure assistência médica. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo