Tomate seco: Benefícios e como preparar em casa

O tomate seco dá um toque especial aos pratos em que é adicionado, desde as pizzas até as saladas. Além de saboroso, ele é nutritivo. Por exemplo, contém o dobro de vitamina A que um tomate fresco possui.

Propriedades do tomate seco

Assim como o tomate fresco, ele é fonte de licopeno, um carotenoide excelente para a saúde. No entanto, contém o triplo de licopeno se comparado à versão fresca. Não só, contém seis vezes mais potássio e sete vezes mais magnésio.

Ainda, é uma excelente fonte de vitamina A, que é naturalmente anti-inflamatória. Sendo assim, ela beneficia a saúde da pele (previne o envelhecimento precoce, por exemplo), facilita o emagrecimento e fortalece a imunidade.

Leia mais: Vitamina A ajuda no tratamento da acne. Saiba mais

Benefícios do tomate seco

Pele saudável

Rico em vitamina A, ele beneficia especialmente a saúde e a aparência da pele. Por isso, seu consumo pode ajudar a prevenir ou tratar a acne e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Em suma, o envelhecimento precoce é resultado de um processo inflamatório conhecido como estresse oxidativo. O estresse oxidativo é resultado da ação dos radicais livres. Não só, a grande quantidade de licopeno que contém também beneficia a pele, principalmente contra os efeitos dos raios solares.

Leia também: Alimentos fotoprotetores: O que são e benefícios

Imunidade e ossos fortes

Além disso, sua abundância em vitamina A também pode fortalecer a imunidade. Não só, fonte de potássio e licopeno, o tomate seco previne problemas relacionados à saúde óssea, como a osteoporose.

É fonte de fibras

Além das vitaminas e dos minerais, ele é também rico em fibras. Por isso, ajuda no funcionamento intestinal. Assim, previne a constipação e promove maior sensação de saciedade. Pode também ajudar na perda de peso.

Leia mais: Chucrute: O que é, como consumir e benefícios

Protege a saúde do coração

Por fim, sua abundância em fibras e antioxidantes também beneficia a saúde cardiovascular. O tomate seco auxilia no controle do colesterol.

Cuidados no consumo

Embora saudável, ele e calórico e também carrega uma pequena carga de sódio e gordura em sua conserva. Por isso, o ideal é não abusar da quantidade. Assim, quem tem problema de pressão alta e obesidade, principalmente, deve tomar cuidado para não consumir demais.

Receita de tomate seco caseiro

A princípio, seu consumo é possível de muitas formas, por exemplo, na salada e no macarrão. Não só, é possível adicionar o tomate na pizza, bem como em lanches e mais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo