Tireoidite de Hashimoto: Melhores alimentos

A tireoidite de hashimoto é um tipo de hipotireoidismo, ou seja, é uma condição ligada à saúde da tireoide. Mais especificamente, é uma desregulação no funcionamento da glândula que pode causar, por exemplo, o ganho ou a perda de peso. Porém, a inclusão de alguns alimentos na dieta (emagreça com o Tecnonutri) pode ajudar a aliviar seus sintomas e efeitos colaterais.

O que causa a tireoidite de hashimoto

Primeiramente, essa é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imune ataca a si mesmo com anticorpos. Nesse caso, os anticorpos produzidos atacam a tireoide, o que causa sua degradação. Sendo assim, o primeiro passo para aliviar essa condição é fortalecendo a imunidade por meio da alimentação e hábitos saudáveis.

Seus sintomas principais são:

  • Fadiga
  • Ganho ou perda de peso
  • Tremores e palpitações
  • Sensibilidade ao calor
  • Insônia e irritação
  • Olhos saltados

Leia mais: Imunidade ativa e passiva: Qual a diferença?

Melhores alimentos para quem sofre de tireoidite de hashimoto

Carnes magras

O consumo de carne é indicado para quem sofre da doença autoimune, pois a carne, em especial a bovina, é rica em tirosina, um tipo de aminoácido importante para o sistema nervoso. Além disso, ela atua na formação dos hormônio tireoidianos, ou seja, é essencial para uma tireoide saudável.

Ovo

O ovo também é uma recomendação para favorecer a tireoide. O mesmo vale para o leite e seus derivados, como o iogurte natural. No entanto, esses produtos devem ser introduzidos na dieta com cuidado, pois pacientes de tireoidite são mais propensos a sofrer de intolerância à lactose.

Leia também: Lavar o ovo antes de consumi-lo é necessário? Entenda

Oleaginosas

Além disso, fontes de gorduras boas são muito indicadas, pois elas favorecem o sistema hormonal. Por isso, as oleaginosas, como a castanha de caju, podem favorecer pacientes de tireoidite. O azeite de oliva, o salmão, a azeitona, o abacate, bem como o óleo de linhaça e o azeite de abacate também são ricos em gordura boa, como o ômega-3.

Leia mais: Benefícios das oleaginosas para a saúde

Leguminosas e grãos

Por fim, as leguminosas e os grãos também são fonte de nutrientes necessários para quem sofre dessa condição. Por exemplo, a quinoa – que é um grão – é rica em zinco e ômega-3, ambos nutrientes que auxiliam a tireoide. Além disso, a lentilha é fonte de vitaminas do complexo B, também importantes nesse caso. Ainda, outras fontes de vitaminas do complexo B são:

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo