Teste de urina pode identificar se alimentação está adequada

Não é novidade que seguir uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) balanceada é essencial para manter a saúde em dia. E, um novo tipo de teste de urina foi desenvolvido para poder identificar se alimentação está adequada para o corpo e suas necessidades. O exame é avançado e pode detectar com precisão biomarcadores presentes no organismo e identificar seus hábitos alimentares recentes.

A análise mede 46 metabólitos, ajudando profissionais da saúde a encontrar a melhor estratégia alimentar para cada paciente.

Teste de urina x alimentação

O inovador teste de urina foi desenvolvido em Londres, na Inglaterra, na Imperial College, após longos estudos. O teste demora apenas cinco minutos e cria uma espécie de “impressão digital da urina”.

Leia também: Cactínea: Propriedades, benefícios e como consumir

Mais de 2 mil pessoas tiveram amostras de suas urinas coletadas para o estudo que culminou em seu desenvolvimento. Em resumo, o exame analisa as reações metabólicas do organismo e, por isso, consegue revelar a adequação (ou inadequação) da dieta de alguém.

Ao longo do estudo, os voluntários foram divididos para seguirem quatro tipos de dietas. Durante três dias, eles foram mantidos em uma instalação de pesquisa e a cada dia os cientistas coletaram amostras de urina em três horários diferentes.

Então, os pesquisadores puderem avaliar a urina, onde encontraram centenas de compostos chamados de metabólitos, que são produzidos quando o organismo digere os alimentos.

No entanto, apesar de estar ainda em fase de desenvolvimento, a equipe já tem conseguido usá-lo com a finalidade de detectar a qualidade da alimentação das pessoas.

Além disso, o exame pode demonstrar com mais exatidão se determinados alimentos são adequados ou não para o organismo de cada pessoa. Afinal, é possível que corpos diferentes reajam de maneiras diferentes ao mesmo nutriente ou a um mesmo alimento.

Leia também: Como transformar a alimentação saudável em um estilo de vida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo