Tepache: Conheça a bebida fermentada e seus benefícios

O tepache é uma bebida fermentada, tal como kombucha, rejuvelac e kefir, original do México. Ela beneficia a saúde da flora intestinal, ajuda na digestão e é fonte de diversos nutrientes excelentes para o organismo. Além disso, pode ser preparada em casa, com apenas alguns ingredientes.

Benefícios do tepache

Previne a constipação

Por ser uma bebida fermentada e fonte de probióticos, é benéfico para a saúde do intestino. Portanto, seu consumo ajuda no trânsito intestinal e na digestão e, por isso, previne a constipação, ou seja, a prisão de ventre.

Leia também: Probióticos e prebióticos: Qual a diferença?

Imunidade fortalecida

Um intestino saudável e funcionando bem beneficia a imunidade. Assim, o tepache pode garantir a maior eficiência da ação protetora do sistema imunológico. Ainda, essa é uma bebida rica em vitamina C, que é naturalmente anti-inflamatória – e estimula a produção de colágeno, o que garante também a maior firmeza da pele.

Leia também: Kombucha de café: Conheça a bebida fermentada

Como preparar tepache em casa

Ingredientes

  • 1 abacaxi bem maduro
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 grãos de pimenta-da-jamaica
  • 1 pau de canela de 10 cm
  • 500 g de rapadura ou açúcar mascavo
  • 200 ml de cerveja leve
  • 9 e 1/2 xícaras de água

Modo de preparo

Corte a base e a coroa do abacaxi. Lave bem o abacaxi com casca em água corrente. Em seguida, corte-o em cubos de 3 cm, com a polpa e casca. Coloque o abacaxi cortado em um recipiente grande de vidro, barro ou de cerâmica.

Depois, amasse os temperos e junte ao abacaxi, adicionando 8 xícaras de água e misture. Cubra o recipiente com um papel toalha ou pano de prato bem limpo e prenda-o com um elástico em volta do boca do recipiente. Assim, coloque-o em lugar com uma temperatura morna, a temperatura ideal é entre 23 a 30 C, para ajudar a mistura a fermentar, ficando borbulhante na superfície.

Contudo, a fermentação ocorre aproximadamente em 3 dias, dependendo da temperatura.

Por fim, em uma panela, coloque 1 e 1/2 xícara de água com 500 g de rapadura ou açúcar mascavo e leve ao fogo, mexa bem para dissolve-lo.

Leia também: Chá de casca de abacaxi: Benefícios e como preparar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo