Teoria da realização de fantasia: Saiba como “transformar” sonhos em realidade

Sonhar e fantasiar sobre coisas que desejamos é natural, como por exemplo, comprar um carro, conseguir um emprego ou estar em forma. No entanto, os estudos psicológicas sugerem que apenas visualizar um futuro melhor não significa que ele se tornará mais provável. Surgiu até mesmo um nome para isso: Teoria da Realização de Fantasia.

Gabriele Oettingen, professora de psicologia da Universidade de Nova York, chama esse campo de pesquisa específico de “Teoria da Realização de Fantasia”. Assim, durante estudos com pessoas que faziam dieta (emagreça com o Tecnonutri) , por exemplo, ela descobriu que quanto mais se fantasia sobre a perda de peso, menos chances de realmente perder alguns na balança.

Isso ocorre pois as fantasias promovem sentimentos de conforto e realização. Portanto, as pessoas têm a sensação de já terem atingido suas metas e não trabalham duro o suficiente. 

Leia também: Psicologia Positiva: O que é quais são os benefícios

Contraste mental

Ter pensamentos positivos é fundamental para conseguirmos realizar nossos objetivos. Contudo, é preciso trabalhar o contraste mental, uma técnica que consiste em traçar os objetivos e como contorná-los para atingir suas metas.

Essencialmente, quando se identifica os obstáculos que vão impedir a realização de uma meta, é preciso planejar formas concretas de vencer esses desafios.

A pesquisadora também buscou entender se apenas “cair na real” era suficiente para as pessoas estarem no caminho certo para atingir suas metas.

Desse modo, trabalhando com colegas na Alemanha, Gabriela recrutou 55 crianças que estudavam inglês. Para chegar aos resultados, alguns alunos tiveram que escrever uma história sobre os benefícios de ser fluente em uma língua.

No final, os alunos conscientes dos desafios tiveram notas melhores do que os que fantasiaram sobre o sucesso. Portanto, as crianças que fizeram contraste mental tiveram progresso muito superior ao longo de três meses.

Leia também: Como treinar a mente para manter o pensamento positivo

Dicas de como alcançar metas com o contraste mental

  • Visualizar os benefícios do resultado: Primeiro, você deve pensar no impacto positivo que alcançar o resultado desejado representaria em sua vida. Como por exemplo, melhorar a saúde física e mental, a autoestima, etc.
  • Encarar os obstáculos: Em seguida, é necessário ser realista sobre as dificuldades que irá enfrentar para alcançar os seus objetivos. Sendo assim, ter em mente possíveis acontecimentos que podem atrapalhar o foco e comprometimento.
  • Enfrentar os desafios: Enfrentar os desafios é muito importante, então, faça uma estratégia para vencer cada barreira usando o pensamento.
  • Ser realista: De acordo com especialistas, quem utiliza a técnica do contraste mental está mais suscetível a alcançar seus objetivos.
  • Dar o primeiro passo: Após realizar cada etapa usando a técnica do contraste mental, vá em frente e dê o primeiro passo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo