fbpx

Tentando emagrecer? Coma mais desses três alimentos

Se você está tentando emagrecer, certamente já ouviu falar, em mais de uma maneira, sobre comer menos. Uma grande preocupação com a forma como comemos hoje é que estamos ingerindo muitos alimentos pobres em nutrientes e que não nos servem bem (como fast-food, alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras saturadas). 

Por outro lado, ficamos em débito com alimentos que não apenas nos fornecem a nutrição de que precisamos (frutas, vegetais, grãos integrais), mas que também podem ajudar na perda de peso. Então, que tal eliminar o que não contribui com um estilo de vida equilibrado e investir no que garante um estilo alimentar mais saudável?

Assim, se você está tentando emagrecer ou apenas comer mais saudável, aqui estão três tipos de alimentos que se deve focar em obter em quantidades moderadas.

Grãos integrais 

Estudos observacionais (que mostram uma associação, não causa e efeito) encontraram uma conexão entre a crescente popularidade de alimentos ultraprocessados ​​e a epidemia de obesidade. Portanto, eleger os grãos integrais como chia, quinoa, aveia e outros, que conservam mais nutrientes, é um bom começo para reverter o cenário. Tais ingredientes possuem vários nutrientes, como a fibra alimentar, aminoácidos, vitaminas, minerais, ômega-3 e fitoestrógenos. Proporcionam saciedade, redução da absorção de gorduras e da glicose. Auxiliam, também, na melhoria da função intestinal, da cicatrização, da redução dos níveis de colesterol, além de ter funções analgésicas, anti-inflamatórias, cardioprotetoras e antioxidantes.

Fibras

Os benefícios da fibra vão muito além da digestão – e ajudar quem está tentando emagrecer é um deles. Elas estão na lista de alimentos para perder peso porque normalmente têm menos calorias e são densas em nutrientes, como as frutas, verduras, legumes e sementes. Além disso, quando se come mais alimentos fibrosos, se tem menos espaço para alimentos pobres em nutrientes que podem estar trabalhando contra os objetivos de emagrecimento. Como a fibra retarda a digestão, você se sente mais saciado. 

Leia também: Alimentos low carb que são ricos em fibras

Proteína magra

Obter quantidades adequadas de proteínas é crucial para quem está tentando emagrecer por inúmeras razões. Primeiro, a proteína é o nutriente mais saciante (comparado a carboidratos e gorduras) e demonstrou ajudar a diminuir a ingestão calórica geral ao longo do dia.

Da mesma maneira, é um bom alimento para perder peso porque requer mais energia para digerir. De 20 a 30% de sua energia utilizável é usada para metabolismo e armazenamento. Em comparação com 5 a 10% para carboidratos e zero a 3% para gordura. Assim, a obtenção de quantidades adequadas de proteína também ajuda o corpo a construir tecido muscular magro, que é mais metabolicamente ativo. Mantendo, dessa maneira, o metabolismo e o corpo queimando calorias.

Portanto, se você deseja aumentar a ingestão de proteínas, aqui estão algumas das melhores fontes: ovos, salmão, peixe branco, peito de frango, tofu, farro, tempeh e feijão.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.