Tênis: Motivos para começar a praticar o esporte

O tênis é um esporte praticado no mundo todo. A modalidade trabalha a movimentação dos braços e pernas, o que ajuda a tonificar as musculaturas do corpo todo. Além disso, a atividade traz diversos benefícios para a nossa saúde. Dessa forma, o tênis pode ser praticado em dupla ou individual e, geralmente, a duração é de três a cinco sets.

Se você busca fugir de atividades como musculação e treinos aeróbicos tradicionais, o tênis pode ser uma ótima opção. Veja os maiores benefícios deste esporte:

Melhora o condicionamento físico

Um dos principais benefícios do tênis é a melhora do condicionamento físico. Isso porque durante a prática, todas as partes do corpo são trabalhadas em conjunto para executar os movimentos.

Desse modo, quando praticado regularmente, há um fortalecimento na musculatura, aumento da resistência corporal e facilidade na execução dos movimentos.

Leia também: Treino HIRT: Para ganhar força e queimar calorias

Reduz o estresse

O tênis também é benéfico para a mente. O esporte é capaz de reduzir o estresse, pois produz hormônios como a dopamina, serotonina e a endorfina – substâncias que contribuem para o bem-estar.

Além disso, esses hormônios também são responsáveis por aumentar a sensação de motivação e satisfação pessoal. Dessa maneira, combatendo até mesmo os sintomas da depressão.

Melhora a coordenação motora

Para praticar o tênis é necessário correr com rapidez e eficiência, além de ter força e capacidade de responder a estímulos rápidos, para que os movimentos sejam precisos. 

Portanto, jogar tênis ajuda a criar mais consciência corporal e aprimora a capacidade de execução de movimentos de todo o corpo.

Fortalece os músculos

Outro grande benefício é o fortalecimento e tonificação dos músculos. O que ajuda a reduzir os riscos de lesões associadas ao esporte. Mas para obter ainda mais os resultados, é fundamental ter uma mudança na alimentação e novos hábitos em relação à saúde. 

Leia também: Porque você não está ganhando músculos – mesmo treinando

Ajuda a emagrecer

A maioria das pessoas busca praticar algum esporte para queimar calorias. Assim, o tênis é uma alternativa aos métodos mais comuns para emagrecimento. Enquanto os movimentos são realizados, é possível queimar entre 600 e 1000 calorias por hora. Contudo, isso varia de acordo com o condicionamento do praticante.

Leia também: Dicas de como usar a caminhada para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri)

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo