Tendão de Aquiles: Saiba como tratar e prevenir lesões

O tendão de aquiles é localizado na parte de trás da perna, entre a panturrilha e o calcanhar. Esta estrutura tem como função conectar os músculos da panturrilha ao calcâneo (osso que dá forma ao calcanhar). Assim, é o tendão mais forte do nosso corpo, sendo o mais exigido durante a corrida. Contudo, é mais suscetível a dores e lesões.

Se você costuma sentir dor no tendão de aquiles pode significar uma pequena inflamação, que é resultado de algum esforço físico, como correr, caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo. Além disso, também pode ocorrer devido o uso de sapatos muito apertados.

Geralmente, a gravidade do problema varia e costuma apresentar melhora dos sintomas entre 7 a 15 dias após o início do tratamento. No entanto, se não houver melhora, é necessário buscar ajuda médica.

A inflamação do tendão de aquiles pode acontecer por diversos motivos e descuidos dos atletas. Como o excesso de treino, esforço sem preparo físico, caminhar nas pontas dos pés e usar salto alto ou sapatos apertados por muito tempo.

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Como tratar

Repouso

Ao sentir dor, é extremamente importante permanecer em repouso e evitar qualquer atividade que possa piorar os sintomas. A duração do descanso depende do nível de gravidade da lesão e será determinada por um médico.

Se você for atleta ou precisa manter a rotina de exercícios, opte por realizar atividades de baixo impacto, como a natação, apenas se for recomendado por um especialista.

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Compressa gelada/gelo

As compressas são fundamentais para aliviar a dor e diminuir a inflamação. Desse modo, mantenha a compressa sobre a pele por no máximo 15 minutos, para não ocorrer queimaduras. Repita o mesmo processo durante o dia, mas lembre-se de usar a compressa com uma toalha.

Fisioterapia

O tratamento com fisioterapia é o mais indicado para dores constantes no tendão de aquiles. Isso porque durante as sessões, o profissional irá indicar o melhor programa de reabilitação para o seu caso. Ademais, também pode ser indicado exercícios de alongamento para você realizar em casa.

Banho de contraste

O banho de contraste consiste em colocar os pés dentro de uma bacia com água quente e sal por 3 minutos e, logo depois, trocar por água fria, deixando por mais 1 minuto. O ideal é realizar esse método 3 vezes para obter os melhores resultados.

Como prevenir lesões

  • Faça exercícios de fortalecimento e alongamento da região da perna e panturrilha;
  • Alterne entre exercícios de alto e baixo impacto;
  • Não sobrecarregue a região do tendão de Aquiles;
  • Tenha uma rotina de exercícios regular;
  • Não corra em superfícies como solos duros ou escorregadios;
  • Utilize calçados confortáveis.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo