Temperos e ervas mais saudáveis para ter em casa

Uma pitada de canela no café da manhã. Um punhado de alecrim fresco picado sobre a batata assada. Temperos e ervas podem incrementar qualquer alimento. Mas, eles também podem fazer muito pelo bem da saúde, especialmente pela imunidade.

Aqui estão os benefícios de alguns de nossos temperos e ervas favoritos: 

Cúrcuma

Também chamado de açafrão-da-terra, o tempero é rico em curcumina, que intriga pesquisadores por conta do alto potencial antioxidante, que auxilia o organismo no combate aos radicais livres, associados a doenças cardiovasculares. 

Além disso, acrescentar o açafrão-da-terra na alimentação previne determinados tipos de câncer. Pois, seus nutrientes têm efeito sobre proteínas que regulam a proliferação das células, característica essencial da doença. 

Assim, a cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames. 

Tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol) e cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e conta com doses de proteína e fibras.

Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): Benefícios e como incluir na dieta (emagreça com o Tecnonutri)

Gengibre

Antes de mais nada, a raiz é quase uma caixinha de remédios de tantos benefícios que tem. Entre outras vantagens, seu consumo pode reduzir gases e inchaço. Também possui compostos fenólicos que aliviam a irritação no trato gastrointestinal. Afinal, é tão eficiente como a pimenta para aumentar o gasto energético e ainda melhora a digestão. Ralado ou fatiado, pode ser adicionado a sopas, sucos ou até ingerido puro, além de ser usado em saladas, molhos, carnes e no famoso chá quente.

Pimenta caiena

A mistura de diferentes pimentas de cor vermelha dá origem à caiena. É uma das mais ardidas do mercado. Melhora a circulação sanguínea e protege o coração de diversas doenças. Além disso, é considerada um alimento antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres – responsável pelos sinais de envelhecimento e por enfraquecer o sistema imunológico. 

Canela

Além de ter um cheiro marcante e delicioso, ela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é riqueza nutricional. Não só, ela está entre os temperos e ervas que aumenta a saciedade, além de imita a doçura e oferecer antioxidantes essenciais para o corpo. 

Cientistas da Universidade norte-americana Wheeling Jesuit comprovaram que o consumo de canela acelera respostas visuais, motoras e aumenta os níveis de atenção. Segundo os especialistas, a especiaria ainda evita que as células do cérebro inchem após uma lesão cerebral traumática ou derrame cerebral.

Alho

O organismo fica protegido por conta das vitaminas A, C e E, que compõem a lista de nutrientes presentes no alho. Da mesma forma, verificou-se também que tratamentos com extratos de alho reduzem significativamente a pressão alta.

Vários estudos sugerem que suplementos de alho podem ajudar a prevenir resfriados e acelerar a recuperação.

Hortelã

Se está precisando ficar alerta e com a memória afiada, vá de hortelã. Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, analisaram que o consumo da erva desperta o humor, a cognição e ajuda a melhorar a memória de longo prazo. Além disso, a planta está no topo da lista dos temperos e ervas que combatem inchaço e favorecem a digestão. Seu gosto refrescante traz ainda mais sabor para sucos, saladas, grãos, coalhadas, sobremesas e diversos outros preparos da culinária.

Orégano

Essas folhas minúsculas, porém poderosas, possuem muitos nutrientes, incluindo vitaminas K e E, cálcio, ferro, manganês e fibras. E orégano é altíssimo em antioxidantes. Isto é, apenas uma colher de sopa de orégano fresco tem tanta atividade antioxidante quanto uma maçã média e quatro vezes mais que mirtilos, uma das fontes mais ricas de antioxidantes.

Leia também: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor

Alecrim

Estudos mostram que seu aroma amadeirado ajuda a melhorar a concentração e pode aumentar o humor. É indicado para melhorar a circulação sanguínea e revitalizar os tecidos. Ajuda na retenção de água e flacidez. A planta está entre os temperos e ervas com propriedades antibióticas, antiinflamatórias, digestivas e antioxidantes. É ótima para carne vermelha, frango, de porco e também pode ser usado em legumes assados, especialmente batatas e abóboras

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.