5 temperos comuns que ajudam na digestão

Alguns temperos, além de deixar a comida saborosa, são verdadeiros aliados na digestão e ajudam a evitar a sensação de inchaço. Esses condimentos atuam acelerando o metabolismo com ação diurética, antioxidante ou nos mantém saciados por mais tempo, além de atuar no bom funcionamento intestinal.

Veja alguns temperos comuns do dia a dia que podem ajudar nos problemas digestivos – e saiba como usá-los:

Gengibre

A raiz é quase uma caixinha de remédios de tantos benefícios que tem. Entre outras vantagens, seu consumo pode reduzir gases e inchaço. Também possui compostos fenólicos que aliviam a irritação no trato gastrointestinal. Ele pode ser usado em saladas, molhos, carnes e no famoso chá quente.

Hortelã

A planta está no topo da lista das folhas que combatem inchaço e favorecem a digestão. Seu gosto refrescante traz ainda mais sabor para sucos, saladas, grãos, coalhadas, sobremesas e diversos outros preparos da culinária.

Alecrim

A planta tem propriedades antibióticas, antiinflamatórias, digestivas e antioxidantes. É ótima para carne vermelha, frango, de porco e também pode ser usado em legumes assados, especialmente batatas e abóboras

Canela

Quando incorporado em alimentos – especialmente assados ​​- o tempero mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de apoiar uma boa digestão. Também é uma alternativa mais saudável para adoçar a comida no lugar do açúcar.

Açafrão

Anti-inflamatório, ele contém curcumina, que é conhecida por aliviar o excesso de gases, dores abdominais e inchaço. O condimento é perfeito para temperar arroz, carnes, saladas, grãos e sopas. 

Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Outras práticas além dos temperos que ajudam na digestão

  • Beber de uma a três xícaras de chá verde por dia;
  • Tomar um copo (250 ml) de água gelada antes das refeições;

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.