Maneiras criativas de temperar os alimentos

Alimentação Bem-estar
12 de Novembro, 2019
Maneiras criativas de temperar os alimentos

Ninguém merece comer uma comida sem gosto, não é mesmo? Temperar um alimento é essencial para realçar o sabor do prato. Nas cozinhas, o sal é o tempero mais comum, mas deve ser usado com moderação. O consumo ideal diário é de 5 gramas, segundo a Organização Mundial da Saúde. O sal marinho pode ser usado como substituto, mas de forma controlada.

As ervas e temperos naturais são alternativas saudáveis, nutritivas e que vão perfumar o seu prato. Ainda assim, há outras maneiras criativas de temperar os alimentos, sem ser com especiarias.

Leia mais: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Sucos naturais

Algumas proteínas, como o peixe, frango e carne bovina podem ser temperadas com sucos naturais.

A sugestão é fazer uma marinada (deixar alimentos, principalmente as carnes, de molho em uma mistura de temperos) com suco de laranja ou limão. Os sabores cítricos são os mais indicados e o resultado será um prato com um sabor mais acentuado e livre de sódio.

Óleos saudáveis

O azeite e o óleo de abacate são opções de óleos saudáveis e ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração.

A dieta mediterrânea, que é rica em azeite, está associada à redução do risco de doenças cardíacas e a saúde do cérebro.

O óleo realça o sabor do alimento. Azeite, suco de limão e pimenta pode ser uma combinação para temperar vegetais, por exemplo.

Leia também: Dieta mediterrânea: Saiba como fazer e os benefícios para a saúde

Vinagre

Em molhos, temperos de salada, marinadas, o vinagre é um produto muito versátil na cozinha. O vinagre balsâmico e o de vinho tinto podem ser os temperos certos para dar um toque ácido em suas refeições.

Para quem busca uma refeição balanceada, optar pelo vinagre pode contribuir com a sua dieta, já que o produto tem baixo valor calórico.

Molhos para salada

É possível usar os molhos para salada em marinadas ou como molhos deliciosos para algumas proteínas.

Você pode preparar o seu molho caseiro combinando azeite com limão e ervas frescas. Esse é um dos inúmeros molhos que você pode criar, seja criativo.

Se for mais prático, você pode usar os molhos prontos de salada que são vendidos em mercados, mas deve ficar atento ao rótulo nutricional.  

Mel e xarope de bordo

O consumo do mel e do xarope de bordo é uma opção mais saudável e equilibrada que o açúcar refinado. Eles atuam como antioxidantes e possuem diversas vitaminas benéficas para o nosso organismo.  

Esses adoçantes naturais podem ser o acompanhamento perfeito para pratos de carne. Aposte no sabor agridoce e faça molhos especiais. Eles também vão bem com legumes e equilibram o sabor amargo.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!